A caravana “Unidos pelo Rio Grande”, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com apoio do deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), arrecadou 30 carretas de doações que estão sendo entregues em municípios afetados pelas fortes chuvas do último mês no Rio Grande do Sul.
Os primeiros gaúchos contemplados pela caravana de Bolsonaro são das cidades de Alvorada, Campo Bom, Rolante, Cachoeirinha, Canoas, Lajeado, Guaíba, Rio Grande, Santa Maria, Três Coroas, Santa Cruz do Sul, Triunfo, Charqueadas, São Leopoldo e Arroio do Meio.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Em uma das entregas em Volante, uma das beneficiadas chegou a se emocionar com a entrega das doações da caravana de Bolsonaro, que vieram com mensagens de carinho escritas aos moradores.
“São crianças que fizeram kits com um bilhete em cada pacotinho”, relata a gaúcha. “Eu vou ler um para vocês, do Heitor. ‘Oi, meu nome é Heitor Miguel, moro em Ribeirão Preto. Estamos orando por vocês. Tenha fé, tudo vai passar.’”
“Não tem como não se emocionar. Muito obrigada. Com certeza o Rio Grande do Sul vai se levantar, e tudo vai ficar bem. Com ajuda e carinho de tanta gente que gente que não conhece, não tem como tudo não ficar bem”, acrescentou a mulher, emocionada.
Segundo o deputado Zucco, as doações estão “chegando na ponta, que é o povo”. Os donativos não foram enviados aos órgãos públicos, como prefeituras, governo do Estado e, “muito menos governo federal”.
“Estamos entregando para igrejas católicas, evangélicas, entidades e pessoas responsáveis que sabemos que estão beneficiando os mais atingidos”, disse. “São destinadas a entidades assistenciais que já vêm atuando no atendimento dos desabrigados.”
Ao todo, a caravana percorreu seis municípios de São Paulo:
- Ribeirão Preto;
- Rio Claro;
- Campinas;
- Jundiaí;
- São Bernardo do Campos; e
- Guarulhos.
“Foi uma semana muito gratificante em que recebemos não só alimentos, colchões, cobertores, mas também muito carinho”, afirmou Luciano Zucco. “Fico muito grato não só às cidades, mas também ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que já tinha ajudado anteriormente o povo do RS.”
Caravana de ajuda ao Rio Grande do Sul deve ir a outros Estados
Ainda segundo o parlamentar Zucco, já existem tratativas para estender a caravana de ajuda ao Rio Grande do Sul para os demais Estados da Região Sul: Paraná e Santa Catarina.
“Estamos reforçando nosso apoio, pois sabemos que não são dias, meses, mas infelizmente, anos que nosso Estado vai precisar para se reerguer e reconstruir”, destacou.
Enquanto isso, as 30 carretas com doações serão destinadas a 20 municípios do Rio Grande do Sul. Há cidades que serão beneficiadas com mais de um veículo com donativos em decorrência do seu tamanho.