O transbordamento do Rio Arroio Araçá resultou na evacuação do bairro Mato Grande, em Canoas, no Rio Grande do Sul. A prefeitura emitiu um alerta na noite desta quinta-feira, 2, com sirenes e alto-falantes para orientar os moradores a deixarem suas residências imediatamente.
Durante a madrugada, as equipes da prefeitura auxiliaram na remoção das famílias para locais seguros, como o Centro Olímpico Municipal e a sede do Sindicato dos Metalúrgicos.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Desde o sábado, 27, mais de 400 milímetros de chuva foram registrados na região, resultando no resgate de 138 moradores até a tarde da quinta-feira, além de animais de estimação.
Lonas foram distribuídas para proteger as casas, totalizando 1.920 metros desde o início das fortes chuvas.
Após avaliação de risco, a concessionária Rio Grande Energia (RGE), responsável pela distribuição de energia elétrica em parte do Estado, anunciou o desligamento da eletricidade em 248 residências do bairro Niterói, um dos mais afetados pela catástrofe em Canoas.
Leia também: “Chuvas no RS: Gramado e parte de Porto Alegre podem inundar”
Os números da catástrofe
Desde o início das chuvas intensas que começaram no fim de semana, o Rio Grande do Sul contabiliza 31 óbitos, com 60 pessoas desaparecidas, 36 feridas e quase 15 mil desabrigadas.
A calamidade pública se estende por diversas cidades, que enfrentam alagamentos, deslizamentos e evacuações em larga escala.
Leia também: “Leite diz que Rio Grande do Sul vive ‘pior evento’ de sua história”