Durante o lançamento do documentário Entre Lobos, produzido pela Brasil Paralelo, Roberto Motta comentou a anulação das penas do ex-presidente Lula, candidato à Presidência da República. O especialista em segurança pública lembrou que o político foi condenado em todas as instâncias da Justiça e nunca foi inocentado.
“Nós assistimos recentemente aqui no Brasil uma dessas situações que deveria ter feito com que nós todos parássemos tudo o que estávamos fazendo”, disse Motta. “Foi um sujeito condenado por corrupção em todas as instâncias do país, por mais de 20 juízes, cumprindo pena há dois anos, e que uma canetada anulou o processo. E esse réu está concorrendo à Presidência da República. Como é que eu explico isso para o policial que está arriscando a vida dele para proteger a nossa? Como é que eu explico isso para o meu filho?”.
STF anula penas de Lula
Em abril de 2021, o Supremo Tribunal Federal decidiu anular as condenações de Lula no âmbito da operação Lava Jato. Na época, a maioria da Corte seguiu o entendimento do ministro Edson Fachin, relator do processo. Fachin declarou que a Justiça Federal do Paraná não tinha competência para julgar os casos do tríplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e das doações ao Instituto Lula.
Relacionadas
Apesar das condenações terem sido confirmadas em outras instâncias, o ministro alegou que a 13ª Vara Federal de Curitiba não era o “juízo natural” dos casos. Os processos foram encaminhados à Justiça Federal do Distrito Federal.
Esperamos que se o TSE impetrar o golpe o país pare!
Exatamente 👏
É uma mancha que o STF vai carregar por toda a vida, um vergonha, uma cafajestagem dos ministros, uma aberração jurídica!
CANDIDATO LADRÃO. Ora, ora, senhores. O BRASIL é o único país no mundo onde um candidato a presidente da república é ex-presidiário e condenado por fraude, corrupção e roubalheira, quando era presidente da república.
Os crimes não foram anulados; apenas suspenderam a prisão do 9dedos. Se a mídia, principalmente a televisiva fosse isenta e decente, estariam fazendo como certos filmes de ficção, repetindo semanalmente os vídeos do julgamento onde são apresentadas a provas dos crimes ocorridos durante a gestão do 9dedos.
O ministro Fachin deu a senha: “Seria bom que Lula tivesse disputado as eleições”, como todo mundo ficou mudo, ele entendeu que podia agir como um fora da lei, assim como o seu líder. Dessa forma, chegamos onde estamos… Passividade das instituições, da população e das classes empresariais, e ativismo, daquilo que já foi denominado imprensa.
O fato é que se o réu aqui citado tivesse sido absolvido, a 13* Vara Federal de Curitiba teria tido competência para fazer o julgamento. Foi como se um time de futebol já desclassificado e fora da disputa, voltasse para o páreo novamente ocupando o Primeiro Lugar.
Esclarecimento juridico ao imbecil. Ser ou não juiz natural não quer dizer anulação automatica da(s) condenação (oes) Seria se houvesse impedimento firmal. Ex: crime federal julgado por juiz estadual. Não ser juiz natural não quer dizer falta de competência para a causa,eno caso em questão não anularia os processos Assim como o fatiamento do art 52 feito sob medida para a Anta terrorista,essa é mais uma ilegalidade suprema. Se não acredita,faça o que mais urge a sua ridicula existência: estude
Formal
Chega de blá blá blá revolução já!!!
Concordo, sr. Motta. Brasil é um país sui generis, com certeza.
O julgamento dele tem que ser exigido pela população na vara correta em Brasília. Não se pode deixar prescrever.
O único desinformado aqui é vc., portador de um neurônio apenas. Ah, esqueci: vc. se julga “sábio”, lol.
Vc. continua com a sua “profissão” de bobo da corte. Bem, é a única coisa que sabe fazer na vida. Não entendo as pessoas que se irritam contigo aqui. Vc. apenas faz rir e nada mais, pois seus “comentários” são repetitivos, inúteis e pré fabricados em algum grupelho vermelho que vc. frequenta diariamente.
E isto é fato. Ele nunca foi inocentado. Ele foi julgado e condenado. O fato da chicana usada pelo STF definir não ser o Juiz natural não tira mérito da condenação, apenas cria um subterfúgio para anular a sentença, o que é diferente da condenação. Daí dizer que outro juiz de 1⁰ instancia analisaria diferentemente uma prova, e condenaria ou contrário, não tem efeito quando vai a uma segunda instância e até 3⁰ instância que é o STJ. Portanto a chicana até hoje absurdamente utilizada pelo STF só mostra o quanto os indicados por Lula no STF trabalharam muito bem pra ele.
E daí? Lula continua sendo um ladrão,corrupto e lavador de dinheiro.Nenhuma filigrana jurídica jamais apagará esse fato inconteste.
Foi por isso que o Teori morreu.
Realmente Motta tem razão… não deveríamos aceitar essa barbarie! O que não fizemos por comodismo agora teremos que fazer para não sermos governados pelo condenado que deve ter docies do estabilishment!
A culpa dessa palhaçada deve ser creditada ao senado, que tem na maioria dos seus membros, indivíduos enrolados em processos ou seja, têm o rabo preso. Temos que tirar esses safados de lá.
DURANTE A COPA DO MUNDO, SE NECESSÁRIO, SERÁ A ÚLTIMA OPORTUNIDADE PARA PUXAR O RABO DA ONÇA COM FORÇA, MAS RUAS.
A Copa do Mundo é em novembro, a eleição em outubro. Tem que ser no 7 de setembro. O povo tem ir ir pra rua e não sair.