O apresentador Rodrigo Faro, da Record, entrou com uma ação na Justiça contra a Globo.
Faro pede à empresa que tire do ar textos de veículos controlados por ela que contenham referência ao episódio em que questionou a audiência de seu programa quando prestava uma homenagem ao também apresentador Gugu Liberato, depois de sua morte, em 2019.
No dia 24 de novembro daquele ano, o apresentador da Record reapresentou uma reportagem feita com Gugu sobre o Dia dos Pais. Por um momento, Faro mudou a expressão e pergunta sobre o desempenho do programa.
“Como está a audiência?”, indagou.
O flagra foi captado e repercutiu nas redes sociais e em diversos veículos de comunicação, gerando revolta de internautas.
O caso corre no Foro de Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Google processado
Faro entrou com processo contra o Google em 2021 para tentar retirar o do ar links com informações que prejudicam sua imagem e “declaradamente mentirosas”, segundo a defesa dele.
Faro ganhou a ação contra o Google em todas as instâncias. Mas a plataforma alegou que seria incapaz de tirar do ar todos os links, porque parte deles era de plataformas com donos próprios.
O TJ-SP determinou que Faro entrasse com ações diretamente contra os veículos baseando-se na causa ganha no colegiado. Por disso, ele entrou com a ação contra a Globo.
“O autor (Rodrigo Faro), que até aquele momento era estimado por todos e nunca se envolvera em polêmicas, em um único episódio viu-se sendo julgado e atacado de maneira sórdida simplesmente pelo fato de que estava exercendo seu trabalho”, diz o trecho da petição inicial.
Ação de Faro contra a Globo
Em nota ao jornal Folha de S.Paulo, a defesa de Faro disse que ele “tem uma relação boa com a Globo, é grato pelo período em que trabalhou lá, mas não teve outra alternativa por causa dessa decisão judicial sobre o Google”.
“Tentamos resolver administrativamente, mas ficamos sem resposta. É muito difícil, é uma empresa muito grande”, declarou a advogada Jéssica de Santana Santos.
No pedido, o apresentador pede que as reportagens produzidas por veículos da Globo sobre o caso saiam do ar. Ele também pede o pagamento de multa de R$ 15 mil por danos morais. O caso ainda não tem previsão de ser julgado.
V4 – g4 – bun – d0