O Rio Grande do Sul deve sofrer com novas inundações em decorrência da previsão de novas chuvas nos próximos dias. Na tarde deste domingo, 12, a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta de elevação significativa dos rios Caí e Taquari. Moradores de Canoas, Pelotas, São Leopoldo e Lajeado são orientados a deixarem suas casas e buscarem abrigos no RS.
A Defesa Civil do RS explicou no alerta que ocorrerão inundações “severas” dos rios, gerando ainda mais transtornos à população, sobretudo as já atingidas pelas enchentes recentes. “Transtornos serão sentidos em todos os municípios situados no percurso dos rios”, destacou a corporação.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O Taquari subiu cerca de meio metro em uma hora na tarde deste domingo, segundo a Defesa Civil de São Paulo —que auxilia nas operações pelo RS. No município de Lajeado, o rio atingiu 2,66 metros, sendo que sua altura normal é de 13 metros. Pelo aumento no volume dos rios, residentes do município do RS devem deixar suas casas.
Elevação de rios do RS acarreta na evacuação de moradores
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSDB), orientou a evacuação imediata dos moradores dos bairros Rio Branco, Fátima, Harmonia, Mato Grande, Mathias Velho e São Luís. A área de Niterói está sob atenção. O alerta foi feito na tarde deste domingo, 12, por conta das chuvas e elevação dos rios.
“As chuvas intensas que caíram nas últimas horas dos vales do Jacuí, Taquari, do Rio Sinos e Gravataí, todas essas águas começam a desembocar aqui em Canoas”, explicou. “A medida que nós chegamos a 5,35 metros pode ser ultrapassada. Podemos chegar a 5,50 metros e até mais.”
Em decorrência da probabilidade de novas inundações por conta dos rios, Jairo Jorge pediu para que “todos os canoenses que voltaram para suas casas nesses bairros, que saiam de suas casas imediatamente.”
A Prefeitura de Pelotas também orientou pela evacuação nesta tarde. “A região entre a Rodoviária de Pelotas e vila Farroupilha, por precaução, passam da indicação de alerta para zona de risco, exigindo a remoção preventiva da população”, indicou.
O município de São Leopoldo fez novo alerta para alto volume de chuvas e novas inundações em áreas já alagadas. Boletim meteorológico deste domingo, 12, é de precipitações intensas, com acumulado que pode variar de 90 milímetros por dia a 180 mm/dia.
O nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo era de 5,71 metros, apresentando estabilidade desde 12h deste domingo. Entretanto, a tendência é de elevação em resposta hidrológica às últimas chuvas.
“Para a população das áreas alagadas do município, não retornem às suas casas e àquelas que ainda se encontram em suas residências, que saíam e busquem abrigos seguros da prefeitura ou em casas de familiares e amigos”, orientou a Defesa Civil do município.
Para esta segunda-feira, 13, a previsão em São Leopoldo é de chuvas de 40 mm/dia a 60 mm/dia mais para região Norte, nas áreas da Serra e do Leste Gaúcho.