A Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) restabeleceu o fornecimento de água para todos os bairros que atende em São Sebastião, no litoral norte, informou o governo de São Paulo, nesta quarta-feira, 22. Um dos bairros mais atingidos pelas intensas chuvas que caíram entre sábado 18 e domingo 19, Boiçucanga também teve o serviço retomado. O litoral norte ficou sem água, serviços de telefonia e com as pistas interditadas.
Entretanto, outras localidades que não são atendidas pela Sabesp, como Camburi, Camburizinho, Baleia e Sahy, ainda não tiveram o serviço normalizado e continuam recebendo água engarrafada e caminhões-tanque. “A Sabesp continua na região ampliando o atendimento direto aos moradores, dando assistência com distribuição de copos de água e disponibilizando caminhões-tanque — mesmo em bairros não atendidos pela companhia”, informou o governo.
Com o temporal, 48 pessoas perderam a vida no litoral norte de São Paulo, sendo 47 em São Sebastião, onde o excesso de água fez com que lama e pedras descessem dos morros da região e destruíssem todas as construções na parte baixa. Uma das mortes foi em Ubatuba. Ao menos 2,5 mil pessoas estão desabrigadas. Doze vítimas já foram identificadas e os corpos já foram entregues às famílias para velório e sepultamento. Entre os mortos, há pelo menos sete crianças.
Os temporais também causaram danos às rodovias, que seguem com vários trechos interditados.
Na terça-feira 21, voltou a chover na região e há previsão de mais chuva, segundo o sistema de meteorologia. No fim da manhã, uma nova frente fria favorece a formação de nuvens carregadas sobre a região. A previsão é de pancadas de chuva moderadas e fortes. Em São Sebastião, o volume de chuvas pode chegar a 30 milímetros. Em Ubatuba, a previsão é de 25 milímetros, e o maior volume de chuva no litoral norte está previsto para Guarujá, com 40 milímetros.
Relacionadas