Para fugir do trânsito, motoristas podem utilizar as faixas e corredores exclusivos de ônibus em cidades como São Paulo em determinados horários e dias da semana, além de feriados, sem levar multa.
Nos horários que não são permitidos, transitar em locais de circulação exclusiva de ônibus é uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor ou proprietário do veículo.
Para fugir do trânsito e circular nas faixas de ônibus sem levar multa, é preciso conferir os horários permitidos. As faixas, especificamente, trazem o horário exclusivo para usos de ônibus (e alguns táxis) nos dias úteis.
Quando é permitido utilizar as faixas de ônibus
Em São Paulo, por exemplo, o uso exclusivo é entre às 6h e às 22h. Os demais veículos podem circular fora desses horários indicados nas placas das faixas de ônibus durante a semana comercial.
Veículos de passageiros e uso misto podem circular nas faixas de segunda-feira a sexta, sempre das 23h às 4h do dia seguinte.
Os motoristas também podem circular nos fins de semana, das 15h de sábado até as 4h de segunda-feira. Carros de passeio também podem utilizar os corredores de ônibus nos feriados e na terça-feira de Carnaval, das 0h até as 4h do dia seguinte.
+ Leia mais notícias sobre o Brasil em Oeste
Mesmo nas exceções mencionadas, não é permitido rodar nas faixas de ônibus caso elas tenham sido ativadas excepcionalmente como medida operacional para desafogar o trânsito. Como, por exemplo, em dias de jogos de futebol e outros grandes eventos, de acordo com o portal Uol.