A 13ª Vara Federal de Curitiba já tem um novo juiz titular, que será responsável pelos processos da Operação Lava Jato. A informação foi divulgada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) nesta segunda-feira, 19. A Corte ainda confirmou a saída da juíza Gabriela Hardt.
O juiz federal Fábio Nunes de Martino, da 1ª Vara Federal de Ponta Grossa, vai ocupar o posto de titular da Operação Lava Jato. A vaga de juiz substituto será de Murilo Scremin Czezacki, da 2ª Vara Federal de Cascavel.
Martino assumirá todos os processos que foram abertos e conduzidos pelo ex-juiz Sergio Moro. Hardt foi designada para uma vaga na 3ª Turma Recursal do Paraná. A magistrada havia pedido remoção da jurisdição em maio.
Com a mudança, a 13ª Vara de Curitiba chega ao quinto juiz desde Moro deixou a vaga, em 2018.
Quem é o novo juiz da Lava Jato?
Designado para assumir os processos da Lava Jato, Martino assinou uma moção de apoio a Moro quando as conversas entre ele e o então procurador da República Deltan Dallagnol foram copiadas e divulgadas ilegalmente por hackers.
O manifesto assinado por Martino foi divulgado em 2019. O texto classificava as mensagens como um “diálogo interinstitucional republicano” e afirmava que elas “não ofendem o princípio da imparcialidade”.
A troca acontece em um momento delicado para a 13.ª Vara de Curitiba, que é alvo de uma inspeção extraordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Eu gostei. Saber que há juízes que praticam o império da lei em meio ao caos judiciário hoje é edificante.
Eu penso da seguinte forma: Um juiz que se preza, tem que ser apartidário (APOLÍTICO!!), senão não é juiz. Simples assim. Não tem que apoiar fulano, cicrano ou beltrano, se não consegue ser dessa forma que não se apresente para a função.
oi
Pelo menos ele apoiou Deltan e Moro e com certeza não é doador da campanha do molusco e nem tem código de acesso com a senha LUL22.
👏👏👏
Quer dizer então que o CNJ está fazendo auditoria na 13a Vara de Curitiba ? O Brasil está realmente derretendo.