Nesta quarta-feira, 14, dois presos fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, localizada na região oeste do Rio Grande do Norte. Os condenados agora foragidos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, também conhecido pelo apelido de “Tatu” ou de “Deisinho”.
Ambos os criminosos são do Acre e estavam presos em Mossoró desde o dia 27 de setembro de 2023, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A fuga da dupla é a primeira registrada na história do sistema penitenciário federal, que inclui um sistema de cinco presídios de segurança máxima.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Acre confirmou que Deibson e Rogério estavam entre os presos amotinados da rebelião ocorrida em julho de 2023, que aconteceu no presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves. Durante a insurgência, cinco outros detidos foram executados com requintes de crueldade, como decapitações e esquartejamentos.
Quem são os presos que fugiram de Mossoró?
Deibson havia sido preso em agosto de 2015, antes ele passara pelo presídio federal de Catanduva, no Paraná. O criminoso foragido tem uma série de condenações, respondendo por assaltos, furtos, roubos, homicídio e latrocínio.
Já Rogério, que também apresenta uma vasta ficha criminal, também cumpria sentença no Acre, quando a Justiça determinou que ele fosse transferido para o Rio Grande do Norte. Tanto Rogério quanto Deibson são apontados como membros de organização criminosa e teriam de cumprir pena de dois anos, até 25 de setembro de 2025.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A Penitenciária Federal de Mossoró foi inaugurada em 2009. Esse complexo penitenciário é o único presídio federal localizado no Nordeste do Brasil. A prisão conta com uma área total de 13 mil metros quadrados, tendo capacidade para abrigar mais de 200 presos — e, até a fuga da dupla do Acre, não tinha registro de outras operações bem-sucedidas de fugas.
Nem precisa dizer quem apoiaram nas eleições. Seria um picareta que conseguiu enganar o povo 3 vezes sempre com apoio de bandidos de todos os tipos?