A Polícia Militar de São Paulo recapturou 157 detentos no primeiro dia de saída temporária — a “saidinha” — que começou na terça-feira 17. Os presos foram encontrados nas ruas em descumprimento das condições estabelecidas pela Justiça para usufruir do benefício. Todos foram levados de volta ao sistema prisional.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, a maioria das recapturas ocorreu na cidade de São Paulo e na região metropolitana, com 56 detentos presos pela Polícia Militar. Apenas nas primeiras horas de ontem, 15 detentos foram flagrados em áreas de uso de drogas no centro da capital.
No interior do Estado, a PM recapturou 28 detentos em Ribeirão Preto. Outras recapturas foram registradas em Sorocaba (19), São José do Rio Preto (14), Campinas (11), São José dos Campos (11), Presidente Prudente (6), Piracicaba (6), Santos (3), Bauru (2) e Araçatuba (1).
Para obter o benefício concedido pela Justiça, os detentos devem seguir várias regras: permanecer na cidade informada ao Poder Judiciário, não estar nas ruas à noite e não frequentar bares, boates, nem se envolver em brigas ou atos considerados graves.
Procedimentos
Depois de serem recapturados, os detentos passam por exame pericial no Instituto Médico-Legal (IML) e são levados aos Centros de Detenção Provisória ou à Penitenciária Feminina.
Desde o ano passado, detentos flagrados ao infringir as normas judiciais são imediatamente reconduzidos ao sistema prisional, conforme portaria da Secretaria da Segurança Pública (SSP), com a anuência da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).
Mais de 600 foram recapturados na última ‘saidinha’
Na última saída temporária, entre 11 e 17 de junho, 677 detentos foram recapturados em todo o Estado pelas forças de segurança.
Um acordo de cooperação entre a SSP e o Tribunal de Justiça do Estado facilitou o acesso dos policiais aos processos dos réus que cumprem pena fora das prisões. Com dispositivos móveis, é possível verificar a situação prisional do abordado e se as medidas cautelares são cumpridas.
Esta é a terceira saída temporária concedida pela Justiça em São Paulo neste ano. Os detentos devem retornar às penitenciárias na próxima segunda-feira, 23
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
SAIDINHA? É COISA NOSSA! Só neste país, onde impera a baderna institucional que faz do criminoso uma vítima da sociedade e da vítima aquele a ser punido com impostos e mais impostos para bancar a “festa”, isto acontece. É UM CIRCO! Soltam os bandidos e, ato contínuo, caçam os bandidos, Lá se vão recursos, tempo e a idoneidade das nossas instituições.
Se até o Luladrão bandido teve o beneficio de ser colocado presidente, imagina os outros…
Estamos cada dia pior.. Presos perigosos soltos e população de bem presa em casa…
BRASIL PAÍS DE CRIMINOSOS E OTÁRIOS!!!
Vocês perdem a oportunidade de DAR Visibilidade aos Desmandos do stf golpista e fraudadores de eleições…desrespeitando leis do congresso nacional, através de interpretações canalhas…
MAS NAO tinham proibido!?
Yhkbih
Yhkbih