No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (celebrado em 3 de dezembro), Santo André, no Grande ABC Paulista, ganhou um novo espaço dedicado ao atendimento de pessoas com autismo. A prefeitura inaugurou o TEAcolhe, um centro moderno com 460 metros quadrados.
Com ambientes pensados para estimular os sentidos, o TEAcolhe oferece terapias coletivas e individuais com o apoio de uma equipe de neuropediatras, psicólogos e outros profissionais.
O espaço é integrado ao Reabilita, um centro de reabilitação para deficiências intelectuais e físicas. O TEAcolhe visa a oferecer orientação, suporte e acolhimento. Para a reforma do espaço, foram investidos R$ 350 mil.
Projeto especializado em tratamento de autismo
O destaque são as salas especiais, coloridas e com elementos variados, como parte do tratamento. Uma delas é a sala de atividades de vida diária e a multissensorial, que estimula os cinco sentidos.
Cada paciente é atendido por uma dupla de profissionais, a depender da demanda dele. O tempo de cada sessão é de, no máximo, uma hora. Em todas, os pais ou responsáveis devem permanecer na instituição, participando ou não da terapia. O TEAcolhe fica na Rua Vitória Régia, 940. O espaço funciona como anexo do Reabilita, no bairro Campestre.
A gerente do TEAcolhe, Edela Carla, explica que, para ser efetivo, o tratamento deve se estender para os lares. “O paciente não é só atendido dentro da sala”, diz. “A função dos pais ou responsáveis é uma continuidade do tratamento. É em casa que aparecem os maiores desafios, e sempre orientamos o que fazer.”
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com encaminhamentos feitos pelas Unidades Básicas de Saúde.
Declarações sobre o projeto sediado em Santo André
A cerimônia de inauguração contou com a presença de várias autoridades, entre elas o prefeito Paulo Serra (PSDB) e a deputada estadual e primeira-dama de Santo André, Ana Carolina Serra (Cidadania).
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
“Não existe solução simples para um desafio complexo”, declarou Serra. “Esperamos que isso traga qualidade de vida para os moradores andreenses e que Santo André seja exemplo.”
A inauguração do TEAcolhe foi uma das últimas ações de Serra como prefeito andreense. Ele se prepara para deixar a função depois de oito anos. O tucano, que integra a executiva nacional do PSDB, conseguiu fazer o seu sucessor. O ex-secretário Gilvan Júnior (PSDB) foi eleito no primeiro turno, em 6 de outubro.
Também participaram a secretária da Pessoa com Deficiência de Santo Valéria Marcelino, o secretário de Saúde Acácio Miranda, o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos José Antônio Ferreira e a secretária-adjunta de Cultura Azê Diniz.
O secretário de Saúde de Santo André, Acácio Miranda, destacou a inovação do projeto. “Esse é o resultado de um trabalho em equipe, com total entrega de todos os envolvidos”, afirmou. “É um projeto novo e precursor aqui, com a melhor estrutura para atender quem precisa.”
A infraestrutura do TEAcolhe abrange uma área de 460 m², equipada com 12 salas de atendimento individual, salas de terapias multissensoriais, integração em grupo, brinquedoteca e área para atividades ao ar livre.
A Educação Inclusiva é uma política q merece toda atenção . Parabéns ao gestor de Santo André por essa ação.