Na manhã desta segunda-feira, 1º, São Joaquim, localizada no sudeste de Santa Catarina, registrou -6,5°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Durante a madrugada, a sensação térmica na cidade permaneceu abaixo de zero, repetindo a mesma temperatura registrada no domingo 30 pela manhã.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
São Joaquim, que fica no chamado Caminhos da Neve, foi especialmente impactada, com uma forte geada ao amanhecer desta segunda-feira.
Além de São Joaquim, a Defesa Civil de Santa Catarina reportou temperaturas negativas em outras 16 cidades do Estado entre a noite de domingo e a manhã desta segunda-feira. Entre essas cidades estão Urupema (-6,2°C), Otacílio Costa (-3,6°C) e Rio Rufino (-3,5°C).
Monitoramento das temperaturas
O monitoramento das temperaturas é realizado por estações meteorológicas da Epagri/Ciram em parceria com unidades do Inmet.
As baixas temperaturas na região sul do Brasil são causadas por uma onda de frio que está passando por Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O Inmet emitiu um alerta sobre essa massa de ar frio na última sexta-feira, 28, com previsão de término na terça-feira 2.
Geada também atingiu o Rio Grande do Sul
A MetSul, empresa de meteorologia, compartilhou imagens de geada na Serra Gaúcha.
TEMPO | Geada neste começo de manhã em Ana Rech, Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. 📷 Diogo Nunes pic.twitter.com/XO5kHnf7Cf
— MetSul #AjudaRS (@metsul) July 1, 2024