A faixa leste de São Paulo permanece em estado de atenção para temporais nesta quarta-feira, 19, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os volumes de chuva podem chegar a até 100 mm, inclusive na capital. Há potencial para novos alagamentos.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Nas últimas 24 horas, os acumulados chegaram a 158,8 mm e 156,4 mm em Bertioga (SP) e Iguape (SP), respectivamente. A chuva forte foi provocada especialmente pela combinação de calor e alta umidade.
O aviso laranja emitido pelo Inmet também abrange os litorais do Paraná e de Santa Catarina, com destaque para o Vale do Itajaí (SC), onde os volumes podem alcançar 100 mm. Não se descarta queda de granizo, mesmo que de forma pontual.
A Grande Florianópolis e a serra gaúcha também têm previsão de muita chuva nesta quarta-feira, com acumulados que podem chegar a 100 mm.
As chuvas intensas persistem em áreas das regiões Norte e Nordeste do país, com destaques para Amazonas, Rondônia, Maranhão e Ceará, com volumes entre 50 mm e 100 mm.
A persistência das chuvas na faixa norte do Brasil tem sido ocasionada pela atuação da Zona de Convergência Intertropical.
Além da chuva, onda de calor persiste no Sudeste
A onda calor que atinge o Sudeste permanece ativa nesta quarta-feira, com destaque para a cidade do Rio de Janeiro, onde a máxima deve chegar aos 38°C. A probabilidade de chuva é baixa.
Leia também: “Frente Fria provoca chuvas e tempestades em várias regiões do Brasil até quinta-feira”
Nas demais capitais da região, as temperaturas devem continuar elevadas, a exemplo de Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), que podem ter temperatura de 34°C, com poucas nuvens. Na capital paulista, a máxima pode chegar a 35°C.