As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro bateram recorde de calor na tarde desta segunda-feira, 17. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital paulista registrou máxima de 34,9ºC. No Rio, a temperatura atingiu a marca de 44ºC, — maior valor em dez anos — conforme o Alerta Rio.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A onda de calor que atinge o Brasil permanece intensa durante toda a semana. Nesta terça-feira, 18, os termômetros em São Paulo podem atingir novamente os 34°C, com potencial de pancadas de chuvas isoladas no fim da tarde.
No Rio de Janeiro, o céu terá nebulosidade variável e não há previsão de chuva. As temperaturas podem ultrapassar novamente os 40°C, com rajadas de vento moderadas.
Na quarta-feira, 18, o céu permanece sol entre nuvens nas duas capitais, que ainda devem ter altas temperaturas.
Veja dicas de como se proteger do calor intenso
Hidratar-se, manter a casa arejada e evitar a exposição ao calor intenso são algumas das principais orientações dos órgãos de saúde.
Em casa, é recomendado abrir as janelas à noite para permitir a circulação do ar. Durante o dia, mantenha as janelas expostas ao sol fechadas nos horários mais quentes (entre 10h e 16h) para minimizar o calor interno.
Se o ambiente não estiver suficientemente fresco, passar algumas horas em locais climatizados, como shoppings, edifícios públicos ou áreas arborizadas, pode ser uma alternativa.
Leia também: “Calor intenso no Sudeste e temporais no Sul marcam esta segunda-feira, diz Inmet”
Para ajudar a reduzir a temperatura do corpo, banhos frios, compressas geladas e a ingestão de líquidos são medidas eficazes. Já o consumo de álcool e cafeína deve ser evitado, pois contribuem para a desidratação. Confira outras recomendações:
- Aumente a ingestão de água ou sucos naturais sem adição de açúcar, mesmo sem sentir sede;
- Prefira alimentos leves, como frutas e saladas;
- Opte por roupas leves e confortáveis;
- Evite bebidas alcoólicas e com alto teor de açúcar;
- Evite a exposição direta ao sol, principalmente entre 10h e 16h;
- Em períodos de baixa umidade, use soro fisiológico nos olhos e no nariz para evitar o ressecamento;
- Use protetor solar, pois a exposição ao sol sem proteção contra raios ultravioleta pode causar vermelhidão, sensibilidade e até bolhas na pele;
- Proteja as crianças com chapéus de abas largas;
- Não realize queimadas de lixo ou mato;
- Se sentir mal-estar, tontura ou outros sintomas relacionados ao estresse térmico, procure uma unidade de saúde municipal.