A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um novo alerta para a possibilidade de fortes tempestades que devem atingir o Estado entre sexta-feira 18 e domingo 20, principalmente.
A previsão indica o acúmulo de até 200 milímetros (mm) de chuva em algumas regiões. As precipitações devem ter a companhia de rajadas de vento com, aproximadamente, velocidades superiores a 60 km/h.
Conforme especialistas, uma frente fria se aproxima do Estado. Dessa forma, o fenômeno promete provocar um conjunto de instabilidades.
A mudança radical do clima tende a produzir, inicialmente, precipitações intensas. Meteorologistas consideram a ocorrência de relâmpagos e granizo em pontos isolados.
São Paulo segue com residências sem energia
Cerca de 100 mil residências ainda estão sem energia elétrica depois das chuvas da última sexta-feira, 11, que afetaram a Região Metropolitana de São Paulo.
Naquele dia, a cidade registrou a maior rajada de vento desde 1995. Ela atingiu 107,6 km/h, resultando em sete mortes e milhões de pessoas sem luz.
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste
Conforme a nova previsão da Defesa Civil, a chuva prevista para essa semana pode ser mais fraca do que a registrada anteriormente.
Apesar disso, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse que o município reservou diversos geradores e escalou 300 plantonistas da Defesa Civil no fim de semana.
Leia também: “Apagão em São Paulo: o que pode acontecer com a Enel; entenda”
Além disso, 2.000 funcionários, principalmente os envolvidos na zeladoria da cidade, estarão em ação. A Enel também reforçou seu Plano Emergencial de Atendimento. A empresa anunciou a mobilização de equipes adicionais.
Outra medida é o aumento de capacidade de sua área de atendimento para responder a eventuais ocorrências que comprometam o fornecimento de energia.
Quanto pode chover; confira previsão
- Região Metropolitana: 95 mm
- Vale do Ribeira e Itapeva: 60 mm
- Presidente Prudente: 90 mm
- Baixada Santista e Vale do Paraíba: 100 mm
- Litoral Norte: 150 mm
- Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Serra da Mantiqueira: 200 mm