A qualidade do ar na cidade de São Paulo às 6h da manhã desta quarta-feira, 11, é a pior entre as 120 cidades monitoradas pela empresa suíça IQAir pelo terceiro dia consecutivo.
Com uma nota de 183, a concentração de poluentes em São Paulo nesta quarta é a pior dos últimos três dias, superando Kinshasa (República Democrática do Congo) e Dubai (Emirados Árabes).
A IQAir organiza o ranking com dados gerados por estações operadas por instituições de pesquisa, organizações sem fins lucrativos e governos.
As dez cidades com pior qualidade do ar do mundo nesta quarta-feira, 11, são:
- São Paulo, Brasil (183)
- Kinshasa, República Democrática do Congo (165)
- Dubai, Emirados Árabes (155)
- Karachi, Paquistão (152)
- Bagdá, Iraque (137)
- Dhaka, Bangladesh (129)
- Jerusalém, Israel (103)
- Addis Ababa, Etiópia (96)
- Tel Aviv, Israel (96)
- Batam, Indonésia (95)
+ Onda de calor vai transformar o Brasil em um dos lugares mais quentes da Terra; entenda
Qualidade do ar em São Paulo está “muito ruim”, diz Cetesb
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) classifica a qualidade do ar na capital na categoria N4 − muito ruim, a segunda pior. Os níveis existentes na classificação da Cetesb são: bom, moderado, ruim, muito ruim e péssimo.
A empresa alerta para a possibilidade de aumento dos sintomas respiratórios em crianças e pessoas com doenças pulmonares e cardiovasculares.
A companhia ainda orienta as pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, idosos e crianças a evitarem esforço físico pesado ao ar livre.
Leia também: “Brasil enfrenta intensa onda de calor e seca nesta semana“