O temporal da tarde da última quinta-feira, 18, derrubou uma torre de transmissão de energia na cidade de Cajamar, na Região Metropolitana de São Paulo.
Aproximadamente 15 mil residências ficaram sem luz até a noite da quinta-feira por causa do acidente. A Defesa Civil Estadual informou que as rajadas de vento alcançaram 48 km/h por volta das 15h na região de Cajamar.
Ao menos seis bairros de Cajamar e um de Pirapora do Bom Jesus, município vizinho, ficaram sem energia. A concessionária Enel disse que o vento derrubou eucaliptos de grande porte sobre uma linha de alta-tensão da distribuidora, o que causou destruição na torre e impactou o fornecimento de energia.
Enel diz que “vegetação intensa” dificulta reconstrução de linha afetada em Cajamar
Em nota enviada ao jornal Folha de S.Paulo, a Enel disse ter realizado manobras remotas na rede e que restabeleceu a energia para a maioria dos consumidores afetados.
A Enel também disse que fez um voo de helicóptero, ainda na tarde de quinta-feira, para inspecionar a área e identificar o trecho danificado.
“Como o local é cercado por vegetação intensa e de difícil acesso, o trabalho de reconstrução da linha é complexo e pode levar mais tempo para restabelecer a energia para os cerca de 14,7 mil clientes da região que estão sem luz”, disse a concessionária em nota.
+ Leia mais notícias sobre o Brasil em Oeste
A Enel também disse que, enquanto as equipes da distribuidora atuam para reconstruir o trecho da rede danificado, geradores foram disponibilizados para atender hospitais da região.
Grande parte da Região Metropolitana de São Paulo foi atingida por uma forte chuva no meio da tarde de quinta-feira. A capital paulista chegou a ficar em estado de atenção por causa da chuva até às 15h45, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Prefeitura de São Paulo.
A Enel sugou o que podia e agora está cuspindo o bagaço na cara dos Paulistas.
Sei como é, pois já fazem isto com o Rio de Janeiro faz tempo.