Um scanner detectou um corpo humano dentro de um contêiner declarado como vazio no Porto de Santos. O fato aconteceu na quinta-feira 14.
O navio que transportava o contêiner chegou a Santos, no litoral paulista, no domingo, 10. A embarcação veio do Porto de Tânger, no Marrocos.
Durante a vistoria da Receita Federal com uso de scanner para identificar carga ilegal, agentes identificaram a silhueta de uma pessoa. O terminal portuário avisou a fiscalização aduaneira, que, posteriormente, acionou a Polícia Federal (PF) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Leia mais: Polícia britânica investiga se corpo encontrado em rio alemão é de bebê desaparecido há 30 anos
De acordo com informações da PF, os agentes que abriram o contêiner e confirmaram que se tratava de um corpo humano em avançado estado de decomposição. Agentes federais fizeram uma perícia detalhada e deram início à instauração de um inquérito para investigar o caso.
Para combater o contrabando, o escaneamento de contêineres vazios na importação é uma obrigação imposta aos órgãos alfandegados por norma da Receita Federal.
A rota do navio
Segundo informações do site g1, a Receita Federal informou que o navio saiu de Cingapura, na Ásia, e passou pelo Marrocos, na África. O contêiner deixou o porto marroquino no dia 1º de setembro.
No Brasil, a embarcação passou por Salvador antes de chegar ao Porto de Santos. No litoral paulista, o contêiner passou por checagem na madrugada da quinta-feira 14.
Porto de Santos sob vigilância
O Porto de Santos tem sido alvo de constantes investigações por causa da atuação do tráfico de drogas comandado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC).
O interesse da facção criminosa pelo controle do Porto de Santos ocorre por ele ser o principal ponto de envio de cocaína para a Europa. Em entrevista a Oeste, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que o PCC criou um bunker na região.
Da cidade do litoral paulista saem cerca de 60% de toda a cocaína enviada do Brasil para o outro lado do Oceano Atlântico, segundo estimativas do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Leia também: Maconha com rosto de Lula: Advocacia-Geral da União notifica secretário de Tarcísio
Pelo estado de docomposição saberemos se o dito cujo veio de Singapura, Marrocos ou Salvador.
Pode ser até um desafeto Bahiano do PCC …