Minas Gerais enfrenta uma situação crítica com 135 municípios em estado de emergência por causa da seca, conforme informações da Defesa Civil estadual, divulgadas neste domingo, 4. A maior concentração de cidades afetadas está no norte do Estado, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Mucuri.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Segundo meteorologistas ao portal g1, as secas têm se intensificado no Estado nos últimos anos.
“A emergência é decretada em casos de situação anormal e grave, quando há iminência de danos à saúde e aos serviços públicos”, informou a Defesa Civil.
Crise em Minas Gerais começou em maio
A maioria dos municípios mineiros declarou emergência em maio, mês tradicionalmente chuvoso no Estado. Os decretos possuem validade de 180 dias, o que demonstra a gravidade da situação.
Além de Minas Gerais, outras partes do Brasil também sofrem com a seca. No Norte do país, a Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) informou, na última segunda-feira, 29, que a “situação crítica” de escassez de recursos hídricos no Rio Madeira deve permanecer até 30 de novembro.
No Pantanal, o governo criou uma “sala de situação” para acompanhar a baixa umidade e a redução dos níveis hídricos decorrentes da falta de chuva.