O secretário de Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, pediu demissão na noite de quinta-feira 13. Ele deixou o cargo depois de ser acusado de “negacionismo” por ter declarado em um fórum da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre mudanças climáticas que o “planeta se salva sozinho” do aquecimento global.
A Prefeitura de São Paulo informou que a exoneração foi decidida depois de uma reunião entre Pinheiro Pedro e o prefeito Ricardo Nunes. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do município na edição desta quarta-feira, 14. Tamires Carla de Oliveira, atual chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, vai ocupar o cargo interinamente.
“Sou leal e não permitirei que esse lixo difamatório atinja o gabinete do prefeito. Por isso peço minha demissão”, disse Pinheiro Pedro, em nota. Ele também afirmou que foi vítima de difamação e que “nada do que foi dito, se enquadra no contexto ‘negacionista’ impingido de forma difamatória nas redes sociais”.
O agora ex-secretário disse ter sido surpreendido “pela divulgação de uma gravação, montada fora do contexto, com objetivo difamatório, que busca extrair das declarações feitas conclusões absurdas”.
Acerca das declarações no evento da OAB, ele declarou, em nota: “O fato de declarar que o planeta terra passa por ciclos há quatro bilhões de anos e, por óbvio, sempre se “salvou” sozinho, em nada se confunde com os esforços da humanidade para sobreviver e manter condições de clima e interação ecossistêmica. Há uma sutileza nisso tudo. Nós estamos tentando melhorar nossa resiliência, se falharmos, o planeta seguirá procedendo a seus ciclos, com ou sem nós.”
O ex-secretário de Clima também disse que seu entendimento expressa humildade perante a grandeza do universo, e não “negacionismo”. “Não somos Deus, não detemos poder sobre processos físicos que transcendem nossa capacidade. Essa constatação é de humildade e de alerta — jamais foi uma negação do protagonismo humano nas alterações sofridas na atmosfera do planeta, desde a revolução industrial”, afirmou, na nota.
O Lacradores de HOJE nunca leram isto: ERUPÇÃO VULCÂNICA DO KRAKATOA em JAVA no ano de 1883.
Os efeitos atmosféricos, como poeira e cinzas circundando o globo, causaram estranhas transformações na Terra, como súbita queda de temperatura e transformações no nascer e pôr do Sol por aproximadamente 18 meses e levando até anos para voltar ao normal. Todas as formas de vida animal e vegetal da ilha foram destruídas.
De acordo com registros climáticos e recentes estudos, a temperatura global decaiu 1 ºC em decorrência da grande quantidade de gases e partículas que foram lançados na atmosfera na ocasião da erupção.
Prezado Sr Antonio Fernando Pinheiro Pedro, a sua fala a respeito de que o planeta se salva sozinho esta explicada, claramente, no livro CICLOS NATURAIS – COMO A NATUREZA OPERA A EVOLUCAO – escrito por RENATO PIMENTA DE AZEVEDO. Um livro esclarecedor, cem por cento focado na ciencia. e que desmistifica toda essa lenga lenga utilizada por esquerdistas – desculpe, progressistas – que nao sabemos a soldo de quem estao e quais sao os reais interesses dessa mentira, repetida diuturnamente, de que o planeta deixara de existir para os humanos por causa do CO2 e de outras imbecilidades. Parecem partidarios de JOSEPH GOEBBELS, ministro da propaganda de HITLER. Ora, como tao bem explicado no livro, extincoes em massa fazem parte dos ciclos do planeta e, mais cedo ou mais tarde, os humanos deixarao de existir. Sou partidario de que devemos combater, com intransigencia, o descarte de lixo, pois isso nao tem nada a ver com os ciclos naturais do planeta terra.
No Brasil está difícil de se viver pois não existe mais liberdade de expressão, estamos vivendo em um pais do pensamento único, onde tudo que contraria o pensamento da esquerda é taxado como negacionista, o que o secretário falou tem fundamento, pois o planeta tem 4 bilhões de anos e sempre a natureza, essa sim perfeita, trata de colocar tudo nos devidos lugares.