O secretário de Saúde de Guaraci (SP), Ecio Ronicardo Zanele, de 55 anos, faleceu depois de tentar conter um incêndio no sítio de seu pai em Icém (SP), a aproximadamente 38 quilômetros da cidade onde trabalhava.
O fogo começou quando Zanele estava limpando o local. As chamas estavam próximas à residência, o que fez com que ele e o irmão se separassem para controlar as chamas.
A vítima foi encontrada no chão, com queimaduras e inconsciente, e morreu no sítio. Zanele era funcionário público da Prefeitura de Guaraci e havia assumido o posto na Secretaria de Saúde recentemente.
A Defesa Civil e o governo de São Paulo emitiram alertas de incêndios florestais para aproximadamente 16 regiões de São Paulo devido à estiagem e à baixa umidade do ar, que tornam as chamas mais frequentes.
O alerta do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado (CGE) foi emitido via SMS na segunda-feira 19.
Governo de São Paulo emite alerta de risco elevado de incêndio florestal
O governo paulista enviou os alertas para as seguintes regiões: capital, Região Metropolitana de SP, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São Jose dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.
De acordo com o meteorologista do CGE Willian Minhoto, a umidade relativa do ar poderá atingir níveis críticos ao longo dos próximos dias. Segundo ele, com exceção do litoral paulista, todo o Estado atingirá níveis abaixo dos 20% de umidade relativa do ar.
As temperaturas também subirão bastante. Na capital, há previsão de máxima de 32°C. Em Ribeirão Preto e Araçatuba as máximas podem chegar aos 36°C.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
As minhas condolencias para a familia. Devemos prevenir para nao ter que remediar, com incendios nao existe negociaçao. Passo todo o tempo eliminando folhas, galhos e mantendo a propriedade limpa, visando principalmente o isolamento de cada area, caso tenha um incendio acidental nao podera atingir toda a propriedade.