O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Carlos Alberto Mansur, afirmou em coletiva de imprensa na quarta-feira 8 que, até o momento, não há “indícios fortes de crime” no desaparecimento do jornalista Dom Phillips, colaborador do jornal britânico The Guardian, e do indigenista Bruno Araújo Pereira, servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai). As buscas e as investigações continuam.
Eles foram vistos pela última vez no domingo 5, no Vale do Javari, no Amazonas, na divisa entre o Brasil e o Peru. Eles faziam um trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e Atalaia do Norte.
A região do Vale do Javari é a segunda maior terra indígena do Brasil, equivalente ao território de Portugal, com pouco mais de 90 mil quilômetros quadrados. O acesso ao local é considerado difícil pelas autoridades, o que dificulta as buscas pelos desaparecidos. Atuam na área cerca de 250 agentes da Polícia Federal, integrantes da Marinha, Exército, Polícias Militar e Civil do Amazonas.
O servidor afastado da Funai sofria ameaças de garimpeiros que atuam em terras indígenas. O jornalista recebeu no ano passado uma bolsa da Fundação Alicia Patterson, dos EUA, para investigar a preservação e a conservação da Amazônia.
Relacionadas
Desaparecidos não avisaram sobre entrada em área indígena
Em entrevista à rádio Jovem Pan, o presidente da Funai, Marcelo Xavier, afirmou que o jornalista e o indigenista não informaram à Funai sobre a entrada em área indígena isolada.
“O servidor está de licença para tratamento de assuntos particulares”, disse Xavier. “Ele não estava a serviço da Funai. Desconhecemos se os protocolos para entrada em área indígena tenham sido cumpridos.”
Ainda segundo Xavier, vivem na região cerca de 10 mil indígenas.
Que tal o Sting, Marcon, Capprio, Greta, Lula, Alckmin, José Dirceu, Manuela, Haddad, Rui Costa, Umcerto Bosta, Simone Tebet chefiados por Omar Azis ( que deve conhecer bem a floresta Amazonica) criarem uma expedição para procurar os dois imbecis e também desaparecessem.
Numa área do tamanho de Portugal vivem 10 mil indígenas? Será que entendi direito? E ainda tem uma pendência no STF para aumentar as áreas indígenas?
Mas a floresta amazônica não está toda desmatada???????
Dois imbecis. Quem procura acha.
a pergunta que ninguém faz ou ninguém informa … O QUE um estrangeiro e um servidor licenciado da FUNAI foram fazer numa área de conflito sabidamente perigosa? isto cheira mal aliás fede pessimamente … a n a u ê !!!
Muito estranha essa história,esse jornalista deveria se preocupar com as queimadas na Flórida, já que recebeu bolsa de entidade americana. Quanto ao jornalista Alan dos Santos exilado político nós E.U.A. os jornalixos não se preocupam. Vão se lixar cambada de esquerdopatas
.
Tô nem ai se anaconda, jacaré açu, sucuri, piranha comeu; se indios bonzinhos mataram por causa do brilho do bumbum guloso ingles,
só sei que se estiverem vivos TEM DE SEREM PRESOS POR INVASÃO DE TERRA INDIGENA SEM AUTORIZAÇÃO……aaaahhh se fosse na INDONÉSIA viu!
Será que foram comidos por alguma tribo de canibais? Dos dois jeitos, se possível. Apesar de que, o que tenho notícias eram só os tupinambás que gostavam de comer europeus, principalmente franceses. Vai que de repente…
Antes das eleições eles aparecem com um dossiê repleto de factoides.
Jornalista e indigenista irresponsáveis. Até aqui na floresta atlântica entre São Paulo e Rio quem se perde é difícil achar imagine na Fliresta amazônica. Acho que esses dois fugiram é para se casar no Peru.
NA BOA? ACHO QUE É ARMAÇÃO. FAKE PRA DESGASTAR BOLSONARO E O BRASIL NA CÚPULA DAS AMÉRICAS.
Ora bolas, The Guadian usar um tuíte do MOLUSCO pra COBRAR a busca deles é piada!
O aconselhamento não seria ao randolfe Rodrigues, acionar o poder paralelo?
Nada estrategista o Omar Aziz, a Simone tebet e a velha política que tem como maestro o Renan Calheiros.
ABRE A CPI logo, contra o BOZZZZZZZO.
Grana chinesa não vai faltar. Leonardo de Caprio seria o garoto propaganda.
O Freixo e Daniella mercury prontos prá falar pelo Lula, que apareceria no meio da selva e, numa mesa com pinga e cerveja, como sugeriu na solução russia/Ucrânia, apareceria o Sting de braços dados com o De Philippe.
O molusco num avião da XP ou da Magalu.
Bem feito pro gringo!! Veio meter o bedelho onde não foi chamado. Já virou churrasco de índio.
Deveria ser fácil achá-los, já que não há mais árvores e está tudo devastado pelo Bozo….brincadeiras a parte, o governo teria uma excelente oportunidade aqui de fazer uma contrapropaganda mostrando quão inóspita é a região e toda sua exuberância de selva profunda com matas, rios ao natural e tribos indígenas isoladas e preservadas. Mas infelizmente esse governo não liga para comunicação estratégica, sendo estilo do PR não colocar dinheiro nessas coisas.
Ótima observação!
Que conversa estranha… Jornalista recebendo dinheiro de fundação para “investigar” a preservação da Amazônia… O que o funcionário da Funai fazia junto ao jornalista??? Essa conversa está toda estranha.
De licença para resolver assuntos pessoais e viajando por toda região com um repórter inglês bisbilhotando assuntos do Brasil.
Espero que mesmo morto seja demitido por justa causa.
Já trabalhei na região e desconheço os conflitos citados pela mídia em geral, para se ter uma ideia a Cidade de Atalaia do Norte é tão isolada que se vende carne de animais silvestres na feira, pois não há nenhuma criação de animais domésticos (boi, porco ou frango), então resta aos habitantes o peixe e a carne de “caça”, cidade esta onde a maioria são indígenas e muitos dos comerciantes são peruanos. Como é costumeiro o pré julgamento e as ilações são varias.
Neste caso há varias linhas de investigação. O que sei é que tem muito blá blá blá nesta história.
Quantas crianças ainda estão desaparecidas por todo o Brasil e já deixaram de ser procuradas há tempos?. Esse funcionário público de licença pra tratar de assuntos pessoais a serviço de ONGS pra cuidar de uma terra tão inóspita?. Acham que a Amazônia é um parque de diversões? Tá aí, quem procura acha, provavelmente viraram árvores de tão preocupados com o meio ambiente, e os malucos de plantão fazendo de tudo pra culpar o governo por essa idiotice. Já que o incrível Hulk é tão poderoso que venha procurá-los ao invés de ficar falando asneiras sobre o que não tem a mínima noção.