A Copa América feminina de basquete tem um novo campeão. Na noite do último domingo, 10, o Brasil derrotou os Estados Unidos e ficou com o título.
Em León, no México, as brasileiras venceram as norte-americanas por 69 a 58. Antes, na fase de grupos, o Brasil teve uma campanha perfeita com sete vitórias.
A pivô Kamilla Soares foi a grande estrela da partida. Ela brilhou e anotou um duplo-duplo. Foram 26 pontos e 11 rebotes.
A pivô Erika foi expulsa ainda no primeiro quarto. Com o garrafão exposto, os Estados Unidos pegaram 24 rebotes ofensivos contra seis do Brasil. Mesmo em desvantagem numérica, cada jogadora brasileira se revezou na cobertura do garrafão.
Mais uma vez na Copa América desta edição, o Brasil fez um excelente terceiro quarto e ali garantiu o triunfo contra os Estados Unidos. As brasileiras marcaram 25 pontos, tomaram 10 e foram com tudo para fechar o jogo no último período. Com a conquista, o Brasil garantiu vaga no Pré-Olímpico Mundial, torneio qualificatório para ir às Olímpiadas.
Brasil, Copa América de basquete e Pré-Olímpico
A vaga no Pré-Olímpico Mundial de basquete era o grande objetivo do Brasil na Copa América. A missão, cumprida de forma invicta, foi completada com direito a duas vitórias sobre os Estados Unidos, que vinham de dois canecos seguidos.
O torneio Pré-Olímpico Mundial da modalidade vai ser realizado em fevereiro do ano que vem, dividido em quatro sedes, que ainda vão ser anunciadas. Dez vagas estão em disputa para os jogos de Paris 2024. França e Estados Unidos já estão garantidos na Olímpíada.
Maiores campeões
Agora, o Brasil se isola como o país com mais conquistas da Copa América de basquete feminino, com seis troféus ao todo. Os Estados Unidos, que tentavam o terceiro título consecutivo, aparecem em seguida, com quatro troféus, assim como Cuba.
Último título
A seleção brasileira feminina de basquete não ganhava o torneio desde 2011, quando bateu a rival Argentina na final por 74 a 33. Ao todo, foram 12 anos de jejum. A Copa América de basquete feminina daquele ano foi a 11ª edição do torneio e foi realizado em Neiva, na Colômbia.