Foi divulgada nesta terça-feira, 6, a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), realizada entre os dias 30 e 31 de janeiro. De acordo com o texto, que mantém a previsão feita em dezembro, a Selic passará de 11,25%, taxa atual, para 10,75% ao ano.
Na primeira reunião de 2024, os membros do Comitê foram unânimes ao apontar que “o cenário-base continua sendo de desaceleração gradual do crescimento econômico e menor dinamismo na formação bruta de capital fixo”.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O texto da ata destaca que foi observada “uma moderação no crescimento econômico, com resiliência no consumo das famílias”.
Os diretores do Copom ressaltaram que “as expectativas de inflação para 2024 e 2025, apuradas pela pesquisa Focus, estão em torno de 3,8% e 3,5%, respectivamente”.
A análise do Copom sobre o ambiente externo
Os diretores do BC acreditam que o ambiente externo seguirá volátil, marcado por “renovadas tensões geopolíticas”.
Esse cenário suscita o debate sobre o início do processo de flexibilização da política monetária nas principais economias do mundo, bem como indica sinais de queda nos núcleos de inflação, que ainda permanecem em níveis elevados em vários países.
Leia também: “Com Selic a 11,25%, quanto rende investimento de R$ 1 mil?”
Em dezembro, durante a reunião anterior, o Copom havia informado que a economia mundial se mostrava “menos adversa do que na reunião anterior”. No entanto, desta vez, essa avaliação não é a mesma.
Expectativa para a próxima reunião
Em concordância unânime, os membros do Copom registraram em ata a expectativa de cortes de 0,50 ponto porcentual nas próximas reuniões. Segundo a avaliação deles, esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo de desinflação.
Leia também: “Mercado projeta inflação de 3,86% para 2024”
Entenda como funciona o Copom
O Copom é um órgão formado pelo presidente e pelos diretores do BC. A cada 45 dias eles definem a taxa básica de juros da economia, a Selic, durante uma reunião de dois dias.
O documento de ata é tracionalmente divulgado uma semana depois da reunião, quando acontecem alterações em relação ao penúltimo texto.
A penúltima reunião do Copom aconteceu em 13 de dezembro.