A circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera vai provocar pancadas de chuva em diversas áreas do Brasil no decorrer desta segunda-feira, 16, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A chuva mais forte e volumosa deve ocorrer especialmente no Rio de Janeiro e no sul dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, onde há alerta de perigo para temporais e ventos intensos, que podem alcançar os 100 km/h. Nessas localidades, as tempestades podem provocar transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Também chove com moderada a forte intensidade, mas de forma isolada, em diversas outras áreas do país, inclusive em Vitória, Belo Horizonte, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará.
Além disso, algumas pancadas ocorrem no fim do dia no oeste da Bahia, no sertão do Nordeste, em parte do norte de São Paulo e na faixa leste da Região Sul — inclusive nas capitais, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis.
Leia também: “Marinha emite alerta sobre formação de ciclone subtropical na costa brasileira”
Apesar da chuva, tempo fica firme em algumas áreas
O tempo vai ficar firme em poucas áreas do Brasil no decorrer desta segunda-feira. É o caso do interior da Região Sul do Brasil e de grande parte do Nordeste. Nessas localidades, o sol brilha forte o dia todo e não há previsão de chuva.
Devido ao sol forte e ao calor, é importante estar atento aos níveis de umidade relativa do ar, que podem ficar abaixo do recomendado nas horas mais quentes do dia.