Nesta segunda-feira, 8, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco alertas nas cores amarelo e laranja para o perigo de chuvas intensas em várias regiões do Brasil. Os avisos são válidos até a manhã da terça-feira 9.
Apenas os Estados do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Acre, Roraima, Piauí, Paraíba, Pernambuco e Alagoas não devem registrar pancadas de chuva ao longo do dia.
Clique no mapa abaixo para visualizar as áreas sob alerta
No Sudeste, a chuva deve cair em todo o Estado de São Paulo e em partes do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. No Sul, grandes volumes de chuva são esperados em todo o Paraná e em algumas cidades de Santa Catarina.
Nas demais áreas sob alerta amarelo, podem ser registradas chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos fortes de 40-60 km/h, com riscos baixos de cortes de energia e alagamentos.
Centro-Oeste, Nordeste e parte do Norte estão sob o alerta laranja de chuvas intensas
O alerta laranja para perigo de chuvas intensas foi emitido para parte de Mato Grosso, Tocantins e Goiás. Alguns municípios do Amazonas e do Pará também vão ser afetados. No Nordeste, o alerta abrange as regiões de Camaçari e Salvador, no Estado da Bahia.
Leia também: “Previsão do tempo: como vai ser o clima no país em abril”
Nessas áreas, há risco de cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e raios. Esperam-se chuvas entre 30 e 60 mm/h e ventos fortes de 60-100 km/h.
Durante as chuvas, o Inmet recomenda evitar se abrigar debaixo de árvores, não usar aparelhos eletrônicos diretamente na tomada e buscar ajuda da Defesa Civil (199) e dos Bombeiros (193) se necessário.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste