Subiu para 10 o número de mortos na queda de um avião de pequeno porte na manhã deste domingo, 22, em Gramado (RS). As vítimas eram integrantes da mesma família, que decolaram de Canela com destino a Jundiaí, em São Paulo.
As vítimas da queda do avião são o empresário Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi e nove parentes. Entre os mortos estão a mulher dele, três filhas adolescentes do casal, além da sogra, outro casal e duas crianças — mas identificação completa dos investigadores da Polícia Civil.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“O que sabemos é que a aeronave decolou do aeroporto de Canela às 9h12, quando o acidente aconteceu”, disse o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. “A aeronave era do próprio piloto, o proprietário da aeronave, com a sua família.”
Em relação à identificação das vítimas, Eduardo Leite explicou que, por se tratar de um avião privado, não havia uma “lista oficial” de passageiros. Peritos também não conseguiram acessar, até o início desta tarde, a aeronave.
+ Dois feridos por queda de avião em Gramado (RS) estão em estado grave, afirma Leite
Segundo o delegado Gustavo Barcellos, há um trabalho conjunto do Gabinete de Inteligência da Polícia Civil do Rio Grande do Sul junto à Polícia Civil de São Paulo para a identificação completa dos ocupantes da aeronave.
“Nós conseguimos a identificação da família das vítimas e essa identificação, evidentemente ainda vai ser confirmada, mas inicialmente seriam três filhos”, disse. “Nós não temos a qualificação completa com as idades, mas em princípio as filhas do casal seriam adolescentes ou pré-adolescentes.”
Gustavo Barcellos também destacou que, “a partir de agora”, além da identificação completa das vítimas, a corporação vai se debruçar sobre “todas as circunstâncias que envolvem esse lamentável episódio”.
Queda de avião ocorreu em condições climáticas desfavoráveis
Segundo o governador Eduardo Leite, as causas da queda do avião serão esclarecidas por meio de investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) — que já está no local.
“Mas, segundo o que foi informado nos protocolos, a aeronave, poucos minutos depois de decolar, não sustentou o voo e caiu”, disse. “O que sabemos é que a aeronave decolou de Canela em condições climáticas que não eram as melhores.”
Eduardo Leite também atualizou o número de feridos pela queda da aeronave. Inicialmente, 17 pessoas precisaram de atendimento médico, sendo que cinco já foram liberadas. Duas mulheres, uma funcionária da pousada atingida pelo avião e uma hóspede, com idades entre 50 anos, estão internadas em estado grave.
“As duas pessoas estão em estado grave são mulheres com idades de 50 anos, com grau de queimadura mais severo”, disse Leite. “Uma foi transportada para Porto Alegre, e a outra está no Hospital Cristo Redentor.”
Ainda de acordo com o chefe do Executivo local, não há demandas por desaparecidos. “O que indica que não devem ter novas vítimas deste triste acidente”, acrescentou.