A Sorveteria Glidah, localizada no bairro Santa Cecília, em São Paulo, enfrenta uma onda de ataques antissemitas no Instagram. Segundo o proprietário, Ronny Trojbicz, as hostilidades começaram depois da inauguração, em dezembro do ano passado. Ele concedeu entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, nesta segunda-feira, 22.
Antes, Ronny costumava apagar os comentários, mas agora resolveu mantê-los. Ele destaca que o chamarem de genocida é o mais doloroso.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“Quem escreve esse tipo de coisa tem de ficar exposto”, afirma Ronny. “Acho que isso fere qualquer judeu.”
Na semana passada, a situação ganhou destaque depois de a influenciadora Marina Muller divulgar o caso. A ação resultou em centenas de comentários de apoio. “Isso já vinha acontecendo: alguém fazia uma postagem de ódio, e os clientes respondiam, mas, no fim de semana, depois de o vídeo viralizar, aumentou bastante”, explicou Ronny.
Comentários antissemitas
Um comentário com a frase “Heil Hitler”, em hebraico, gerou revolta. O usuário fez alusão ao ex-chanceler alemão Adolf Hitler, responsável pela morte de milhões de judeus. A postagem incentivou o ator Luciano Szafir a desafiar o usuário a repetir a ofensa pessoalmente. “Apesar dos muitos comentários on-line, nunca houve nada assim na sorveteria”, disse Ronny. “Nunca fui xingado pessoalmente.”
Ronny também menciona que há um boicote a estabelecimentos judaicos. “Sei de gente que chama amigo para ir a um restaurante judaico, e a pessoa diz que não vai justamente por ser de um judeu”, contou. “Os judeus no Brasil não têm nada a ver diretamente com o que acontece em Gaza e em Israel.”
O que estão fazendo é covardia. O que um dono de sorveteria em São Paulo tem ser ofendido deste jeito.
Isto é a total falta de conhecimento do povo brasileiro.
A humanidade não aprendeu nada mesmo . Muito triste.
Mera bizarrice de desocupados. E, pior, ignorantes que fazem questão de tornar pública sua bizarrice. Não são esquerdistas, direitistas, ou anti qualquer coisa. Meros idiotas que transitam pela esgotosfera.
Apenas uma pergunta, ou melhor duas:
– quantos dispositivos que nos facilitam a vida, equipamentos de locomoção, aparelhos e instrumentos de saúde, medicamentos, dispositivos para entretenimento, etc foram criados pelos judeus?
Inúmeros e de presença constante no bem estar da Humanidade.
– qual coisa útil seus detratores já fizeram? Nada.
Esquerdistas em ação.