O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deu início às ações emergenciais para recompor parte do efetivo da Polícia Militar (PM) do Estado. No sábado 21, quase 900 candidatos aprovados no concurso de soldado foram nomeados. A convocação foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado. A nomeação faz parte do conjunto de ações emergenciais para solucionar o déficit na corporação, que atualmente é de 14%. Em dezembro do ano passado, a PM registrou o menor efetivo de policiais desde o início dos anos 2000 (cerca de 80 mil).
A situação foi considerada “crítica” pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite. Logo depois de assumir a pasta, em conversa com a cúpula da corporação, o secretário anunciou a elaboração de um plano emergencial para recuperar o quadro das forças de segurança. “Nós temos total ciência da necessidade de nomeações para as polícias, e o governador está ao nosso lado para solucionar o problema”, disse Derrite. “Só com o fortalecimento das forças de segurança vamos conseguir avançar no combate ao crime”, admitiu.
Ainda segundo o secretário, o plano emergencial de concursos deve buscar recompor os efetivos o “mais breve possível”, mas, em razão do tempo para a seleção e a formação dos policiais, o governo espera recompor os quadros ao longo dos quatro anos de mandato.
O Governador Tarcísio, a cada dia, vem demonstrando ser um bom gestor público. Porém, não adianta só aumentar o efetivo policial de São Paulo. É preciso melhorar, consideravelmente, o piso salarial da categoria e outros benefícios também.
Boa medida porém precisa cuidar para que tenham formação melhor e melhores salários para minimizar o risco de se marginalizarem. Maçãs podres tem em qualquer profissão mas o policial é muito mais suscetível devido ao meio em que vive.
Espero um bom governo do Tarcísio no combate sistêmico a criminalidade e a corrupção epidêmica na Estado de São Paulo.
Grande Tarcísio, já está fazendo valer o meu voto por ti!!!
sp é o meu país !
Também há todo sudeste, sul e centro-oeste (se bem que as vezes o Rio Grande do sul é meio esquisitinho, mas ainda está valendo).
Bora secretário!
Recuperar anos perdidos de PSDB.
Força, governador. Sou engenheiro e me identifico com o seu pensamento. Sou patriota e me identifico com o seu sentimento. Desejo-lhe sucesso na sua dura empreitada, mas confio que esse sucesso virá. Competência e espírito de luta nunca lhe faltaram, e não faltarão. O apoio do povo paulista também não faltará.
900 por ano, levaria 25 anos pra chegar a 100.000 PM na ativa.
até lá quase todos os atuais soldados estarão aposentados.
Tarcísio, o nosso querido governador de SP.