O Estado de São Paulo tem nesta terça-feira, 3, focos de incêndio ativos em nove municípios, de acordo com a Defesa Civil. Os focos estão localizados na região de Ribeirão Preto, Campinas, Bauru, Marília e no Vale do Paraíba.
Veja a lista de municípios com focos ativos
- Altinópolis
- Cunha
- Dois Córregos
- Jardinópolis
- Monte Alegre do Sul
- Piracicaba
- Pedregulho
- Pompeia
- São Simão
Não há, porém, a informação do número total de focos. Além disso, são 48 municípios em situação de alerta máximo para risco de incêndios.
O número de cidades com registros de incêndio é superior ao de segunda-feira 2, quando sete municípios estavam na lista. No sábado 31, eram cinco.
Na semana passada, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo informou que os incêndios no interior paulista haviam atingido 8.049 propriedades em 317 municípios, distribuídos em 39 regionais. A regional de Itapetininga era a única sem registro de incêndios em propriedades rurais, segundo o levantamento.
Entre as principais cadeias produtivas com impacto dos incêndios estão a bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, produção de cana-de-açúcar, fruticultura, heveicultura, cafeicultura, eucalipto e apicultura. O prejuízo total é estimado em mais de R$ 1 bilhão.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Governo de SP fecha parques por risco de incêndio
No domingo 1º, a Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, anunciou o fechamento emergencial de 80 parques e unidades de conservação em todo o Estado para reduzir o risco de incêndios.
A medida vai até 12 de setembro, com a intenção de reduzir o risco de incêndios florestais, ameaçando tanto visitantes quanto áreas protegidas.
Durante esse período, as equipes da Fundação Florestal estarão concentradas em ações preventivas, monitoramento territorial e combate a incêndios, além de prestar apoio às comunidades vizinhas.
Leia também: Incêndios: de quem é a culpa?, reportagem publicada na Edição 232 da Revista Oeste
Redação Oeste, com informações da Agência Estado