Um grupo formado por representantes de oito associações de bairros próximos ao aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, entrou com uma ação popular para tentar adiar a concessão do terminal, cujo leilão está previsto para 18 de agosto.
A ação foi protocolada na 12ª Vara Cível Federal de São Paulo. Na quinta-feira 28, a Justiça deu 72 horas para manifestação do governo federal e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Os vizinhos do aeroporto pedem que seja incluído no contrato que a futura concessionária tenha responsabilidades por impactos ambientais e de trânsito provocados pelo aumento na movimentação de pousos e decolagens em Congonhas.
A Infraero, estatal que atualmente administra o aeroporto, afirmou ter iniciado estudo para um provável aumento de capacidade de slots (pousos e decolagens) de Congonhas. A entidade informou que o tema está sendo tratado com a Anac e que a mudança será baseada nas capacidades instaladas após vários investimentos feitos no local.
Atualmente, Congonhas tem cerca de 32 movimentações por hora. Segundo o Sindicato Nacional dos Aeroportuários, que na próxima semana também planeja ir à Justiça para tentar adiar o leilão, o crescimento deverá chegar a 50%.
O movimento do aeroporto já se encontra próximo ao de antes da pandemia de covid-19. Segundo a Infraero, no mês passado foram quase 16 mil pousos e decolagens, contra 16,7 mil no mesmo mês de 2019.
O Ministério de Infraestrutura, que com a Anac é responsável pela organização do leilão, informou que todos os estudos necessários para viabilizar a concessão do aeroporto foram feitos.
Sobre a valorização da região devido ao aeroporto, nem um pio, quanta hipocrisia.
O aeroporto foi construído numa época em que nada havia no seu entorno. Depois, atraídos pela própria existência do aeroporto, aconteceu um vertiginoso crescimento imobiliário. Que lá se instalou sabia do aeroporto. Agora tem associação de moradores, provavelmente controladas pela esquerda, contra a melhoria do aeroporto.
Antes não incomodava.
Esses caras não querem mais o aeroporto no local? Pois quem se apinhou sobre o aeroporto foi a cidade.
Exatamente!
E não deveria! O Plano Diretor da cidade deveria ter impedido! A aglomeração também ocorre em Viracopos, Guarulhos e inúmeros aeroportos do país
$$$$$$ muito 💰💰💰💰💰💰 para vereadores e prefeitos!