A Região Sudeste começou a experimentar contrastes no clima a partir desta quarta-feira, 9, conforme o site especializado Meteored. A formação de uma área de baixa pressão no país — região onde a pressão atmosférica é menor do que a das localidades vizinhas — está provocando chuvas em municípios que não registravam precipitações expressivas havia meses.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestade para São Paulo, Espírito Santo e grande parte de Minas Gerais. As previsões indicam chuvas de até 100 mm por dia, ventos fortes de até 100 km/h e possibilidade de granizo. Há riscos de apagões, danos em plantações, quedas de árvores e inundações.
Esse sistema meteorológico deve continuar a se intensificar na sexta-feira 11, de maneira a gerar nuvens e chuvas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. No feriado do sábado 12, as chuvas devem persistir na maior parte da região, além de temperaturas frias por causa do tempo nublado e úmido.
Saiba o clima no domingo
Em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, a chuva seguirá no sábado, com possibilidade de pancadas intensas no Rio de Janeiro, no sul de Minas e no Espírito Santo. Durante o dia, no entanto, as nuvens e chuvas irão se dissipar no interior de São Paulo, o que resultará em tempo ensolarado à tarde, enquanto o sistema se desloca para o norte. Isso mostra a intensidade da variação do clima.
No domingo 13, a previsão é de tempo firme e ensolarado em partes de Minas Gerais, especialmente no sul, no oeste e no Alto Paranaíba. No restante de Minas, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, as condições de nuvens e chuvas volumosas devem continuar.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Até o fim do domingo, espera-se chuvas significativas em toda a região Sudeste, podendo ultrapassar 100 mm em áreas isoladas. Além disso, tempestades podem resultar em ventos intensos, raios e granizo, com riscos de apagões, danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos, principalmente em áreas urbanas.
A estabilização do clima deve voltar a ocorrer a partir da próxima segunda-feira, 14.