Temporais com possíveis quedas de granizo, junto de uma frente fria, deverão atingir o Sul do Brasil nos próximos dias. Os principais Estados atingidos serão o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia mais: “São Paulo registra maior temperatura para setembro desde 1943”
A instabilidade se formará em virtude do encontro do ar quente do Brasil Central e do Sudeste com o ar frio ao sul do Rio Grande do Sul.
A previsão é que até a quarta-feira 27 a chuva tenha volumes em torno de 100 mm na faixa central até o leste do Estado gaúcho. Estão incluídos na área de instabilidade a região metropolitana de Porto Alegre e parte do sul gaúcho.
Rajadas de vento terão mais intensidade, em virtude da formação de um ciclone extratropical
As chuvas deverão ser acompanhadas de um aumento da intensidade das rajadas de vento no Rio Grande do Sul, por causa da formação de um ciclone extratropical (sistema de baixa pressão) na costa do Estado, no fim desta terça-feira, 26.
Leia mais: “Até quando vai a onda de calor? Confira a previsão do tempo”
O deslocamento do ciclone para alto mar, na quarta-feira, deverá gerar uma frente fria e provocar temporais entre Santa Catarina e São Paulo.
São esperadas quedas acentuadas das temperaturas, também na quinta-feira 28, no Estado gaúcho. Esperam-se mínimas de aproximadamente 3ºC, na Campanha Gaúcha, nos pontos mais altos da Região Sul; e de 9°C em Porto Alegre, segundo o Inmet.
No início de setembro, um ciclone extratropical causou mortes e destruição na região do Vale do Taquari, parte central do Rio Grande do Sul.
A Defesa Civil do Estado emitiu, na tarde da segunda-feira 25, alertas para os 20 municípios do Vale do Caí e do Vale do Taquari, em razão da grande possibilidade de novos temporais.