O “sumiço” do sanduíche McFish virou assunto no Procon de São Paulo, na última terça-feira, 20. O órgão notificou o McDonald’s, rede de fast-food que comercializa o lanche, depois que clientes não conseguiram comprar o produto — que teve grande campanha nas redes sociais.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o McDonald’s terá que informar nesta quinta-feira, 22, as quantidades produzidas e entregues do lanche, as condições da oferta anunciada ao consumidor, além das razões que levaram ao fim do estoque e qual a previsão de restabelecimento do produto no cardápio da rede.
O McFish é um lanche com peixe empanado que foi descontinuado pelo McDonald’s no Brasil em 2019. Em 6 de fevereiro, a empresa relançou o produto, que esgotou em apenas três dias. Como estratégia de marketing, a rede de fast-food fez uma campanha nas redes sociais e realizou pré-venda do sanduíche.
Leia também: “McDonald’s quer abrir mais de 8,8 mil unidades até 2027”
Os consumidores que compraram o lanche adiantado também tiveram dificuldade para resgatar a compra até a data final da campanha, que se encerrou no último domingo, 18. A rede chegou a marcar horário com os clientes para a retirada do lanche em restaurantes indicados.
O Procon-SP pediu esclarecimentos para o McDonald’s sobre como lidou com clientes que realizaram a compra antecipada e não conseguiram retirar o produto. O órgão também espera detalhes sobre como os consumidores estão sendo atendidos e quais canais de atendimento foram disponibilizados.
Campanha de venda do McFish
A professora de marketing e comportamento de consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing Roberta Campos disse que a empresa praticou o chamado “marketing de escassez”.
“É usar um produto que era de nicho”, disse Roberta, em entrevista à Folha. “Mas muito nostálgico para um público pequeno e criar uma dinâmica de antecipação.”
Porém, a empresa não conseguiu contemplar a demanda, o que provocou descontentamentos nas redes sociais e no órgão de fiscalização por consumidores que não conseguiram comprar e consumir o sanduíche.
Para o diretor jurídico do Instituto Brasileiro de Cidadania, Gabriel de Britto Silva, a falta do produto fere o Código de Defesa do Consumidor. Ele acredita que o caso é de publicidade enganosa.
Leia mais: “McDonald’s revela faturamento de 2023”
“Está claro o descumprimento da oferta”, disse Britto Silva à Folha. “Quando há oferta e não há o cumprimento, há a possibilidade de o consumidor que se sentir lesado fazer com que o fornecedor a cumpra, até mesmo judicialmente.”
O McDonald’s informou, por meio de nota, que “na venda antecipada, a marca registrou números acima do esperado, que cresceram com a abertura das vendas oficiais, principalmente em São Paulo”. Ainda de acordo com a empresa, “durante toda a campanha, a empresa solucionou as dúvidas dos consumidores via SAC e redes sociais e segue à disposição em seus canais oficiais.”
O McFish era o melhor sanduíche do McDonald’s!!! Acho que era o diferencial do Mc!!
Só para termos uma idéia do que será escassez quando os comunistas terminarem sua programática no país. Não teremos nada nas prateleiras!
Mas o Mc Fish é muito delicioso. McDonald’s, retorne o sanduíche em suas redes aqui no Brasil! Já assinei um abaixo assinado fazendo o mesmo pedido.