Valter Lima Nascimento, conhecido como Guinho, suspeito de planejar um atentado contra autoridades, foi solto em abril de 2020 pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na época, a decisão foi assinada pelo ministro Marco Aurélio Mello, hoje aposentado.
O criminoso havia sido preso em flagrante em junho de 2014, com 400 quilos de cocaína. Teve a prisão convertida em preventiva e ficou na cadeia até abril de 2015. A condenação saiu em outubro de 2016. Ele foi sentenciado a 20 anos de reclusão, em regime inicial fechado, por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
A Justiça determinou que ele não poderia recorrer em liberdade e implementou sua prisão provisória. O mandado de prisão foi expedido em outubro de 2017. Em outubro de 2018, o ministro Marco Aurélio afastou pela primeira vez a prisão, ao analisar um pedido da defesa. Deliberação da Primeira Turma do STF, porém, derrubou a decisão em março de 2019, e Guinho voltou a ser preso.
Os advogados do criminoso recorreram à Justiça paulista e ao Superior Tribunal de Justiça, que rejeitaram os recursos. A defesa argumentava que Guinho estava cumprindo provisoriamente a pena, e afirmou que a sua saúde estava “debilitada” por causa de um diagnóstico de hérnia de disco.
Ao analisar o novo pedido da defesa, em abril 2020, Marco Aurélio concedeu a liberdade ao criminoso. O magistrado baseou sua decisão no tempo em que ele passou preso sem condenação definitiva, o que configuraria excesso de prazo. A decisão do ministro, porém, foi revista pela 1ª Turma cinco meses depois. Por maioria, os ministros seguiram a divergência aberta pelo ministro Alexandre de Moraes, que derrubou a decisão de Marco Aurélio, porém o criminoso já estava nas ruas.
Segundo a polícia, Guinho é responsável pela principal conexão entre traficantes da América Latina e o Primeiro Comando da Capital (PCC). Ele foi preso novamente em São Paulo, pela Rota, em 9 de janeiro deste ano.
O criminoso é considerado o braço direito de Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho, principal fornecedor de drogas para o PCC. Próximo do chefe da facção, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, Fuminho foi preso em Moçambique em 2020.
Atentado contra autoridades
O grupo preso ontem pela Polícia Federal integra o PCC e articulava um atentado contra servidores públicos e autoridades. Entre os alvos da quadrilha, estavam o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e a família dele, e o promotor de Justiça Lincoln Gakiya.
Os nove suspeitos presos — seis homens e três mulheres — se encontravam em São Paulo, e os outros dois procurados com mandado de prisão expedido são do Paraná.
Ao longo de toda História de nossa República, NUNCA houve uma composição TÃO política e VENAL dos membros de nossa Suprema Corte de Justiça quanto a atual. Virou um abjeto juizado político/criminal de piso… Lamentável.
E os “terroristas dos atos anti-ditadura do stf”, usando tornozeleiras eletrônicas!!!!
Com a palavra o ex ministro do STF, Marco Aurelio de Melo, especialista em soltar bandidos!
“Tempos estranhos” ? Ou “está tudo dominado” pelas organizações criminosas(?)
STF e suas decisões baseadas nas amizades.
Viva o país da impunidade!
Incrível: preso por ter posse de 400 quilos de drogas e solto um ano depois, deveriam ter dado estes 400 quilos de drogas para ele cheirar dia e noite no presídio. Uma garfada no feijão, uma cheirada na coca.
NARCO ESTADO
Olha que coincidência?!
O cara que estava no comando da operação tinha sido solto pelo STF!
É especialidade fo STF soltar criminosos para cumprir missões específicas, né?
O 9 dedos, por exemplo, foi um. Tiraram ele da cadeia para sentar na cadeira de presidente.
Esse cara aí foi outro.
Brasil! Sil, Sil!
Todos parca e mano do luladrao……
Incrível como o STF prioriza causas polêmicas, ou causas de evidente parcialidade. Como advogado vejo causas que aguardam ser apreciadas pelo STF e a anos esperam sem qualquer manifestação pela suprema corte. Soltar bandido não é função do STF, a suprema corte de acordo com nosso codigo de processo penal tem competencia muito restrita. Tenho visto com frequencia que casos polemicos saltam da primeira a ultima instancia em menos de 24 horas.
Por que será?
QUANTO M.A. LEVOU PARA SOLTAR O BANDIDO?
Cada vez mais as peças se encaixam. Presidente bandido mostra que deseja vingança contra Moro, e em seguida criminosos do alto escalão são desmascarados planejando um atentado. Coincidência??? Será?
QUEM CONFIA NOS MEMBROS DO STF ?, QUEM ACREDITA QUE ESTÃO LIGADOS AO CRIME?, PELAS ATITUDES , FICAMOS COM MUITAS PULGAS ATRÁS DAS ORELHAS , INFELIZMENTE É O EXPLÍCITO DAS ATITUDES DESSE ÓRGÃO QUE DEVERIA SER NOSSOS PROTETORES.
STF = Solto Traficantes Frequentemente
Grande novidade. Onde está André do Rap ?? Basta seguir o rastro de atuação desses ade vogados fantasiados de capas pretas na carreira e entende-se suas maneira a de ‘interpretar’ as leis.
Fazer curso,mestrado, doutorado em Psicanálise é fácil.Cabe saber se o cidadão tratou das neuroses .Ao que se depreende deve ser um recalcado,filho de guerrilheiros,o velho argumento de quem tem algo é porque tirou de um não tem.
Tese dos comunas , boçal ,preguiçosa.
Quem foi que falou recentemente que as penitenciárias estão cheias de inocentes? Foi algum juiz que analisou os processos?
O STF está todo-todo com bandidos. A defesa Suprema!
Quem entregou a lista pra ele ? Será que foi o cachaça ? Hmmmm que dúvida……. O chefe maior das facções criminosas do país passou a lista pra todos seus subordinados. Só que não era pra ser tão evidente né, aí abortaram. Aguardem o Plano B. Moro, Dallagnol e muitos outros estão com o tic tac contados. O cachaça declarou abertamente essa vingança e ele manda matar. Só não teve êxito com Bolsonaro, essa é a raiva dele.
A orcrim máxima tá em todas mesmo.
O STF é parça.
Que lixo de justiça !!! Foi preso não demora muito estará solto. A impunidade no país com o crime organizado e com os corruptos é vergonhosa .
Turma da redação, sempre podemos melhorar a clareza dos textos, esse ficou meio sem desfecho quanto a como o meliante saiu da cadeia após ultimo despacho da primeira turma do STF.
Patabens pela Revista e sucesso!
A que ponto chega a esculhambação da justiça bananense…
Traficante tem foro privilegiado a tal ponto de ser julgado pelo STF? É isso mesmo? Queer dizer então que o meliante está no mesmo nível de deputados e senadores? Que interessante…
Caro Paulo Renato Versiani: Bem como nós, cidadãos comuns, que não participam do ocultismo deles, você está pensando com a constituição CF/88 que você conhece, mas que não é a mesma deles.
O “Deep State” tem outras “leis”, algumas vezes, ininteligíveis até a eles mesmos.
Infelizmente o crime já está instalado no governo. E pior que os tribunais hoje não representam possibilidade de reação e proteção ao país e a seus cidadãos. Esperemos que os senadores e deputados QUE PRESTAM, reajam a esses absurdos, em vista do ocorrido com Moro e seus familiares. É o que nos resta, com nossas instituições completamente contaminadas e anestesiadas. A covardia é a palavra de ordem nesses antros.
Enquanto o STF, um tribunal “politico” que deveria ser apenas “constitucional”, tiver o “poder” de anular condenações criminais proferidas em tribunais “inferiores” o crime organizado vai continuar sendo um poder paralelo. Seus “líderes” parecem ter bons amigos e/ou sócios nas mais altas côrtes de Justiça, pessoalmente ou através de seus advogados. A justificativa do “excesso de prazo” de uma prisão preventiva para um ministro libertar um criminoso é o retrato acabado da falência administrativa e moral da Justiça brasileira. Quando o juiz que soltou for considerado cumplice dos crimes posteriormente praticados pelo criminoso beneficiado por ele a “eficiência” da Justiça” tenderá a melhorar e ser mais respeitada pela opinião pública.
O que o STF tem a ver com isso?
Vocês poderiam me informar como o STF pode interceder na pena, mesmo que provisória, de um traficante/meliante? Eles têm poder constitucional para isso?
Oi, prezado BERNARDO SCHULZE.Essa eu sei. Não existe pena provisória, só prisão preventiva e temporária.. Enquanto a prisão temporária só é cabível no inquérito, a preventiva também pode ser decretada no curso do processo. Como já visto, o prazo da prisão temporária é de cinco dias, prorrogáveis por mais cinco, ou de 30 dias, prorrogáveis por mais 30, no caso de crimes hediondos.
O erro está na demora em julgar e, agora, a “regra do Lula”, de só cumprir a pena depois do transito em julgado.
Abraço!
Pessoal é muito maldoso. Coitado do cara. Foi preso só com 400 kg de cocaína. Era pra consumo próprio, com certeza. Este cara é vítima da sociedade. O STF tá bem certinho, tem que soltar um cara destes e manter presos aquelas senhorinhas que estavam vandalizando em 08/01. Aquelas são perigosas, mas este coitadinho.
É que o crime de excesso de prazo é mais grave do que os outros citados…
Fez o L, com a certeza da impunidade
Isso só prova, mais uma vez entre tantas, que o STF é aliado, é o braço jurídico dos traficantes. Não há mais nenhuma dúvida quanto a isso.
Esse juiz elitista, Marco Aurélio Mello qdo estava no STF era o favorito dos traficantes, esse vendedor de favores, vendeu sentenças e Abeas Corpus. Um de seus clientes foi Andre do Rapp.
Caso ainda estivesse no STF, esse amigão de bandidos já teria inocentado o Marcola, e obviamente por um preço Marcola estaria livre como um passarinho.
Tudo cria do sistema podre
Turma da redação, sempre podemos melhorar a clareza dos textos, esse ficou meio sem desfecho quanto a como o meliante saiu da cadeia após ultimo despacho da primeira turma do STF.
Patabens pela Revista e sucesso!
Ora, mas que propício, não?
Jaja tá solto de novo, precisa nem prender mais. O Chefe tá no Planalto!
em quanto o rapaiz ficou um ano preso por engano ai teve que se explicar pra justiça mais nao da nada a gente ta preso em casa