Um novo morador chegou no Zooparque, em Itatiba (Interior de São Paulo). Trata-se do Yoyo, um tamanduá que pertence à espécie tamanduaí, a menor do mundo. O animal pensa menos de 300 gramas. A informação foi divulgada pelo zoológico, na quinta-feira 10.
Atualmente, Yoyo é o único de sua espécie que está sob cuidados humanos. O pequeno foi levado ao Zooparque pelo Instituto Tamanduá, no Piauí, depois de ter sido resgatado em junho de 2021 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por estar debilitado. Segundo o zoológico, a espécie tamanduaí pesa até 400 gramas, e Yoyo está no peso ideal. Os profissionais do Instituto Tamanduá criaram uma dieta e um manejo específico para ele.
Arraste para o lado para visualizar:
“O animal estava debilitado e provavelmente havia sido retirado da natureza, mas quem o retirou não imaginava que cuidar de um tamanduaí seria tão difícil”, informou o zoológico. “O manejo inadequado deixou o animal extremamente magro e com um quadro severo de hipovitaminose e desidratação.”
Por ter se habituado à presença humana — comportamento que não é o ideal em uma vida livre —, Yoyo foi encaminhado ao Zooparque, onde ganhou um espaço na “maternidade” do local, onde os visitantes podem observá-lo e aprender sobre sua espécie.
“Temos poucas informações sobre a espécie e por isso são necessários mais pesquisas e estudos”, comunicou o estabelecimento. “Ter ele sob nossos cuidados é o primeiro passo para o projeto de conservação da espécie, além de poder aprender mais sobre a biologia e ecologia do animal, ele será o fundador do programa de reprodução. O próximo passo é conseguir uma fêmea para ele e desta forma termos sucesso na reprodução, para podermos ter uma população viável para reintrodução na natureza.”
O melhor seria libertar o tamanduá. Basta de animais enjaulados. Vamos deixar de procurar alguma justificativa para terminar com a liberdade dos animais.
Coisa mais linda esse bichinho!
Bom dia! Corrigir primeiro parágrafo: a cidade é Itatiba! Ontem, Vi alguns erros de português q não sei se já foram corrigidos!