O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, criticou o posicionamento do Ministério Público (MP) em relação ao contrato entre o Estado e a ViaMobilidade, concessionária responsável pelas Linhas 8 e 9 dos trens metropolitanos. A promotoria defende o encerramento do contrato, por conta das falhas na prestação do serviço.
“O governador do Estado sou eu. O Executivo está aqui”, disse Tarcísio, nesta terça-feira, 28. “No dia que você permitir que o Ministério Público governe o Estado para você, você está morto”, afirmou. A declaração foi dada em coletiva de imprensa para apresentar os novos trens da Linha Esmeralda.
A ViaMobilidade é alvo de uma investigação no MP de São Paulo, que defende o fim do contrato de concessão do governo paulista com a empresa, por conta das inúmeras falhas e dos problemas na prestação do serviço aos usuários.
“É óbvio que a gente não está satisfeito”, observou o governador. “A questão é: nós acreditamos que os investimentos extras serão feitos”, disse Tarcísio.
O governador ainda questionou qual seria a alternativa à concessão do serviço. “Qual seria a solução? Voltar para a CPTM? Voltar para a administração pública? É essa solução que o Ministério Público está propondo? Quantas empresas de mobilidade existem no mundo capazes de operar essa via? Eu estou enxergando o que é melhor para o meu usuário, o meu cidadão”, garantiu.
Os promotores paulistas já solicitaram formalmente para a Secretaria de Transportes Metropolitanos que rompa administrativamente o contrato de concessão de 30 anos com a empresa.
Um ano de operação
A concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos para a ViaMobilidade completou um ano no fim de janeiro.
A concessionária recebe mensalmente pelo número de passageiros que transporta. O governo de São Paulo explicou, no entanto, que existe o monitoramento do serviço prestado — tempo de intervalo entre trens, superlotação e outras medidas. Caso falhas sejam detectadas, são feitos descontos dos valores que a concessionária tem a ganhar. No primeiro ano à frente das Linhas 8 e 9, a concessionária deixou de receber R$ 21 milhões.
Esses problemas também geram processos de multa que, se confirmadas, podem levar ao pagamento de mais R$ 22 milhões em penalidades.
Votamos, portanto escolhemos Tarcísio para Govenar o nosso Estado. Não votamo no mp; acredito que as boas decisões do Tarcísio nos benefeciará.
Tarcísio graças a deus é nosso governador, não esses petralhas do ministério público
Se estava faltando macho — e isso Bolsonaro nunca foi — agora não falta mais. Precisamos de vários Tarcísios e menos Renans, Barbalhos, etc. parabéns governador! São Paulo ganhou na Mega-Sena com o senhor no comando enquanto nós aqui no Rio assistimos nosso estado virar uma grande favela!
Reinstituição da cena do crime. Esse questão évm de administração pública e não jurídica, tão querendo ser o cabeça de glande.
Parabéns Governador Tarcisio,
Ministério Público quer se meter em tudo. Esse assunto é de competência do Executivo que terá a avaliação e resposta por parte da população usuária. Infelizmente no Brasil, hoje, a toda hora há interferência judicial nas ações governamentais. Deixem o governo governar. Cometeu crime? Pune e não solta Parem com o ativismo judicial. Tem até Juiz assinando Lul22. Dá pra confiar?
Tarcísio é um homem responsável e inteligente.
Coisa que o MP paulista não é.
É isso mesmo, governador! Não cometa o mesmo erro de Bolsonaro, permitindo que o MP ou qq togado e sem votos tome as rédeas do executivo. Meu voto e da maioria dos eleitores paulistas foi para o senhor e não para esses inaptos que se julgam donos do País.
Perfeito, Tarcísio!
Deixar que esse bando de alienados, despreparados, complexados, presunçosos, prepotentes, arrogantes e megalomaníacos indivíduos, ocupem outro lugar público que não seja os estritamente de cunho do Direito processual, é loucura, é um tiro na cabeça, é entregar o povo à calamidades, e não elegemos representantes para isso!
O governador está certo, sustentar o fogo!
A PEC-37 PRECISA SER REVISTA NO CONGRESSO NACIONAL.
DOPS AO INVERSO É PODER QUE EMANA DO CRIME, EM PROL DE CRIMINOSOS.
Caso o governador não tenha informação suficiente para tomar a decisão mais adequada sobre o assunto ele deve buscá-la longe de onde o MP atua pois lá dificilmente encontrara algo de valor para sua decisão.
Não se curvar! O Sr. representa a maioria dos cidadãos desse estado.
Caso o governador não tenha informação audiente para tomar a decisão mais adequada sobre o assunto ele deve buscá-la longe de onde o MP atua pois lá dificilmente encontrara algo de valor para sua decisão.
Não se curvar! O Sr. representa a maioria dos cidadãos desse estado.
Ministério Público é casinha de petistas, aliás quase toda a “justiça”
Revista Oeste e nossa bussula
O que o MP deveria se preocupar é com os desmandos do governo federal e com o campo de concentração instalado no país por ordem do asqueroso Alexandre de Moraes, para confinar manifestantes.
Esse mesmo MP examinou o contrato de concessão antes de sua assinatura? Enumerou possíveis falhas e apresentou sugestões e/ou alterações? Se não o fez e nada disse é melhor continuar à margem do processo e aguardar que as arestas sejam aparadas. O governador Tarcísio tem conhecimento e experiência de sobra para solução destes entraves.
MP se tranformou num puxadinho da esquerda e num representante do atraso e do clientelismo.
Vai tarcísio….
Como de praxe, nunca trazem uma solução para os problemas que eles mesmos criam.
Judiciário manda cancelar os contratos e os usuários vão trabalhar de quê?
Todos os dias vemos coisas absurdas vindo desse poder podre. O que fica cada dia mais claro é que eles só querem tumultuar e causar o caos.
Deixa o homem trabalhar….
OUTRO CAPITÃO que em breve terá toda a fúria dos esquerdopatas voltadas contra ele. O GOVERNADOR TARCISIO deu a resposta que qualquer GESTOR PÚBLICO HONESTO E COMPROMETIDO em bem administrar, DARIA aos membros do MP que tentam, de qualquer maneira governar sem que tenham sido eleitos para tal.
ESSE PESADELO vai passar e o BRASIL seguirá seu destino, transformando-se em uma NAÇÃO justa e de oportunidade para todos.
O ministério público mandar romper o contrato é fácil, mas solucionar todos os problemas advindo desse cancelamento, eles não têm respostas.
Por que o Ministério Público não enxerga e nem faz nada contra as arbitrariedades e as barbáries a que estão sendo submetidos os presos de 08 de Janeiro em Brasília – DF. Não quer magoar o todo poderoso? O pior cego é aquele que não quer ver.
Dale Tarcisão! É isso aí, pessoa com responsabilidade não fraqueja, e sim dá respostas claras e técnicas!
Ministerio Publico pragado de socialistas comunistas. Os caras nao sabem separar a ideologia nefasta da funçao que estao exercendo.
*O PORÃO*
Não, definitivamente não… não queríamos passar por isso, adiamos o quanto foi possível, até demais, mas quando soa o relógio sagrado do tempo das coisas, não há muito o que fazer. Chegou a hora da *faxina no porão*.
Descendo as escadas, ao se abrir a porta e deixar o primeiro raio de luz entrar, é assustador ver tanta poeira, teias de aranha, ratos e baratas fazendo a festa.
“Luz começando a invadir a sombra”: é exatamente este momento nacional que estamos vivendo. Analisando desta perspectiva constatamos que não teria o menor cabimento a reeleição do Bolsonaro. Também não faria sentido aplicar o Art. 136 ou 142 da CF, para evitar o desastre que a passos largos se aproxima.
Obedecendo à inexorável e perfeita cronologia do Universo e da Vida, teríamos sim que passar por tudo isso e um pouco mais. Precisaríamos descer ao porão da pátria amada, para que *TODOS* constatassem com seus próprios olhos a absoluta sujeira entranhada na turma que está, com afinco e rapidez, se esforçando para destruir a nossa nação.
É óbvio demais, mas todos, como São Tomé, precisaríamos *ver* (incapacidade, corrupção, conchavos, escárnio, censura e abuso) *para crer* que bandidos e criminosos não se regeneram com o passar do tempo, apenas ficam mais velhos… e mais nocivos.
Do ponto de vista de um processo de limpeza, tudo o que está ocorrendo de trágico está absolutamente correto. Provavelmente a imundície terá que ficar ainda mais visível e deverá produzir mais alergias, incômodos, doenças ou até óbitos.
*P.:* Quanto tempo levará essa bagunça?
*R.:* O tempo necessário para a maioria do povo entender que, de bandidos, só podemos esperar mentiras, crimes, roubos e assassinatos.
A visão do porão imundo e pestilento não poderia ficar restrita a alguns. Para evitar controvérsias, para atenuar a discórdia que tem separado familiares, amigos e irmãos, para que o povo possa alcançar a paz, seria imperioso acontecer o que está acontecendo, a sujeira precisaria ser esfregada na cara de *TODOS*.
Por ora, rendamos graças a *DEUS* que, no comando de todas as coisas, está proporcionando ao povo brasileiro a oportunidade abençoada de olhar a verdade nua e crua. É impossível começar uma faxina sem que primeiramente tenhamos a exata noção do que precisa ser limpo.
Desconheço a autoria.