O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou a contratação de estudos para verificar a viabilidade de concessão à iniciativa privada de todas as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 10, para marcar os cem primeiros dias de governo.
“O estudo para a concessão das linhas remanescentes da CPTM é um passo importante”, disse o governador. “O compromisso nosso é ter um transporte público de qualidade”, completou.
As linhas que farão parte do estudo são a 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e da futura Linha 14-Ônix da CPTM.
Atualmente, as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda são operadas pela iniciativa privada, e a 7-Rubi já possui um edital em andamento para a concessão.
Avaliação da gestão de Tarcísio, segundo Kassab
O governador Tarcísio de Freitas tem mostrado “muita capacidade de ação”. Essa é a avaliação do secretário de governo, Gilberto Kassab.
“As transformações muito importantes que ele vem apresentando no planejamento tem contribuído para conquistar a confiança dos eleitores”, observou Kassab, em entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan. Ele citou as ações emergenciais, em especial nas áreas da saúde e educação, promovidas pelo governador.
Conforme o secretário, até agora, o grande “golaço” da gestão tem sido a retomada da licitação para concluir o trecho norte do rodoanel.
“Desde 2010, os candidatos a governador assumem o compromisso de concluir o rodoanel. Foi assim em 2010, 2014, 2018 e nenhum deles concluiu”, disse Kassab. “E, felizmente, dessa vez vai ser cumprido, será um grande gol da gestão”, afirmou.
Segundo o secretário, a conclusão da obra vai trazer mais investimentos para o Estado. “Ela vai de vez liberar São Paulo de milhares de caminhões que ainda passam pela cidade, vai deixar mais racional a gestão do trânsito, vai trazer economia para exportadores e importadores e o abastecimento do Estado vai ser muito mais racional”, observou Kassab.
Privatização da Sabesp
A proposta de privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) deve “antecipar” a universalização dos serviços de água e esgoto no Estado.
“O governador tem sido responsável, deixando claro que acredita e quer a privatização, mas quer ver os estudos, para que fique bem evidente que ela vai ser positiva”, afirmou.
Ainda conforme Kassab, a venda da companhia vai possibilitar que todos os paulistas tenham esgoto tratado, água à disposição e tarifa mais baixa. “Tudo isso o estudo precisa mostrar. Caso mostre, e Tarcísio entende que mostrará e eu também, entendo que encaminhará para a privatização.”
Porto de Santos
Um dos ativos que o governador “briga” para privatizar é o Porto de Santos. Tarcísio entende que será fundamental para o desenvolvimento da Baixada Santista. No entanto, a privatização depende do governo federal.
“Nós precisamos de recursos vindos da privatização para reurbanizar o Porto de Santos, todo seu entorno, reurbanizar a periferia de Guarujá”, disse Kassab.
“Infelizmente, todos sabem, nós estamos caminhando para uma desorganização, para um caos urbano irrecuperável naquelas duas regiões, onde o crime organizado toma conta, onde o acesso até aos serviços públicos é difícil”, lamentou. “Apenas com muitos recursos para que a gente possa recuperar essa área”, concluiu o secretário.
O vitor vai é de jegue de asas.
Tarcísio nosso próximo presidente.
Privatiza tudo, principalmente as escolas estaduais.
Passe o ensino médio para EAD, os atuais estudos somente destroem a mente dos jovens…drogas, gênero e nada de aprender algo que preste
Tem que privatizar tudo o que for possível, estirpar tudo quanto for sindicato, arrancar esses parasitas do estado de São Paulo.
Parabéns Tarcisio
Por isso mesmo votei no Tarcísio para Governador de SP!!! Me representa, com muito orgulho! Logo, logo ele será eleito PR do Brasil em 2026!
O Vitor deve viajar montado num urubu pois pelo visto adora lixo.
Privatiza tudo! Aumenta a qualidade dos serviços, e diminui a tarifa!
Sim, que nem aconteceu com o setor aviário, agora é tão barato que nem vou mais de carro pro trabalho, vou de avião.
Vitor, acho q vc quis dizer setor aéreo ou aeronáutico e não aviário (de aves)…
kkkkkkkkk
Da zero pra ele