O governo de São Paulo vai realizar nesta sexta-feira, 28, às 15 horas, o leilão para a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A sessão pública ocorrerá na sede da Bolsa de Valores B3, no centro de São Paulo.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A Secretaria de Parcerias em Investimentos vai realizar o leilão. O projeto prevê um investimento de aproximadamente R$ 15 bilhões ao longo dos 25 anos da futura concessão. Entre as melhorias, destacam-se a requalificação das três linhas e a ampliação da rede ferroviária.
Além disso, “serão construídas dez novas estações e reformadas 24 já existentes, além da eliminação de todas as passagens em nível, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas, garantindo mais segurança para os passageiros e maior fluidez no trânsito urbano”.
HOJE TEM! Dia de bater o martelo na B3 para celebrar mais R$ 15 bilhões de investimentos privados para a mobilidade de São Paulo com a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM. Investimento que vai se transformar em mais de 15 mil novos empregos, em novas… pic.twitter.com/HiyY7Dbslt
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) March 28, 2025
Por meio de suas redes socias, o governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirma que o “investimento vai se transformar em mais de 15 mil empregos”. Ele argumenta que a ação deve proporcionar “novas estações” e a “expansão dos ramais para que os trens alcancem mais pessoas e com serviço de melhor qualidade”.
Mudanças nas linhas da CPTM diminuem intervalos entre trens
A Linha 11-Coral terá seu intervalo reduzido para três minutos entre Palmeiras–Barra Funda e Suzano, e para seis minutos entre Suzano e Cesar de Sousa. A expansão da linha vai acrescentar 4 quilômetros até a Estação Cesar de Sousa e ampliar o serviço até a Barra Funda.
Já a Linha 12-Safira verá o intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba reduzido de cinco para três minutos. Entre Itaquaquecetuba e Suzano, o tempo deve cair de dez para cerca de seis minutos. A linha vai ganhar 2,7 quilômetros de novos trilhos, chegando até Suzano, e com duas novas estações.
+ Leia também: “Greve da CPTM: ferroviários desistem de paralisação”
A operação da Linha 13-Jade deve reduzir o intervalo para dez minutos e expandir o percurso até Bonsucesso, com 15,6 quilômetros de novos trilhos. Ela pode possuir seis novas estações e três reformadas, melhorando o acesso e o conforto dos passageiros. O Expresso Aeroporto passará a operar com viagens a cada 30 minutos no horário de vale.