O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, trocou os comandantes das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e da Polícia Militar (PM) na cracolândia. As mudanças foram publicados no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 4.
O tenente-coronel Rogério Nery Machado ficou à frente da Rota por apenas quatro meses. O posto vai agora para o tenente-coronel Leonardo Akira Takahashi, promovido por já pertencer a corporação considerada a tropa de elite da PM paulista.
Leia mais: Cracolândia: Polícia apreende quase meia tonelada de drogas
Com a mudança, Machado retorna para o 4º Batalhão de Choque da PM, que abrange o Comando de Operações Especiais e o Grupo de Ações Táticas Especiais.
Outras 23 movimentações de tenentes-coronéis foram realizadas, conforme o Diário Oficial. Destaca-se, nesse sentido, a de Armando Luiz Pagoto Filho, que chefiava o 13º Batalhão da PM, no centro da capital paulista. A partir de agora, ele vai comandar o policiamento na zona sul paulistana. Ou seja, ele deixou de ser o comandante do batalhão que atua na região da cracolândia.
Tarcísio anuncia troca de comandantes em meio à Operação Escudo
As trocas anunciadas pelo governador de São Paulo ocorrem em meio à Operação Escudo, que foi deflagrada pela PM depois do assassinato do soldado Patrick Bastos Reis. Integrante da Rota, Reis não resistiu ao ser alvejado por criminosos durante serviço de patrulhamento no Guarujá, no litoral paulista.
Em pouco mais de um mês de ação, a Operação Escudo foi responsável por efetuar 634 prisões. Além disso, quase uma tonelada de drogas — 905 quilos — foi apreendida.
A Oeste, Tarcísio falou, entre outros pontos, sobre o fato da facção criminosa Primeiro Comando da Capital ter criado “um bunker no Guarujá”. A íntegra da entrevista com o governador de São Paulo pode ser lida aqui.
+Confira as últimas notícias sobre polícia no site da Revista Oeste