Na tarde da última sexta-feira, 24, várias cidades do interior de São Paulo foram cobertas por uma densa nuvem de poeira, que assustou moradores. Mas você sabe como uma tempestade de poeira se forma?
O que é uma tempestade de poeira
A tempestade de poeira é um fenômeno meteorológico que ocorre principalmente em áreas secas e semiáridas, devido à facilidade dessas regiões em abrigar partículas de poeira.
Esse evento pode afetar seres humanos, animais e construções, por exemplo.
Leia mais
Como se formam as tempestades de poeira
Tempestades de poeira são comuns em áreas áridas, semiáridas e desérticas, assim como em litorais mais secos.
Nesses locais, a alta concentração de poeira, areia e detritos finos facilita a formação de tempestades quando fortes ventos varrem o solo, levantando essas partículas e as espalhando pelo ar.
Condições para que uma tempestade de poeira se forme
Embora qualquer região seca possa, em teoria, experimentar uma tempestade de poeira, são necessários ventos muito fortes para levantar as partículas do chão e transportá-las.
Além disso, a ausência de vegetação contribui para a dispersão dos detritos, já que árvores e plantações poderiam atuar como barreiras naturais.
O transporte dessas partículas pode formar densas nuvens de detritos, resultando nas chamadas tempestades de areia. A cobertura vegetal poderia reduzir a movimentação desses detritos, diminuindo a intensidade das tempestades.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Impactos das tempestades de areia
As tempestades de areia podem causar diversos impactos. Para a saúde humana, a inalação de partículas pode provocar problemas respiratórios, irritações nos olhos e escoriações na pele.
Ser pego em uma tempestade de areia pode contribuir para que resíduos flutuantes causem pequenas escoriações pelo corpo, além de entrarem nos olhos, nas roupas, e até no sistema respiratório pela inalação
Na agricultura, embora árvores e plantas possam servir como escudos naturais, algumas espécies podem sofrer e morrer devido à imersão na poeira.
Apesar de árvores e plantas servirem como uma espécie de “escudo natural”, capaz de combater um pouco dos resíduos transportados pelos ventos, algumas plantas podem sufocar se forem imersas na poeira e morrer pouco tempo depois.
Consequências no trânsito e infraestrutura
Uma tempestade de poeira pode deixar a visibilidade reduzida nas estradas e aumentar o risco de acidentes de trânsito, o que coloca em perigo motoristas e pedestres.
Além disso, as tempestades de areia podem danificar componentes elétricos de usinas e postes, além de invadir prédios, empresas e residências e provocar prejuízos estruturais.
Os resíduos, por exemplo, podem prejudicar o funcionamento de componentes elétricos de usinas e postes, e até invadir prédios, empresas e residências.