Os Estados do Sul e do Sudeste do Brasil enfrentam previsão de tempestades nesta segunda-feira, 31. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que também emitiu alertas de chuvas intensas para outras áreas do país.
No Sul e no Sudeste, alguns temporais deverão ter queda de granizo. Quatro avisos amarelos, de perigo potencial, estão em vigor. Três deles terminam nesta segunda-feira.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Entre as cidades incluídas neste alerta amarelo estão Jundiaí, Sorocaba, Atibaia, Bragança Paulista, Ibiúna, Itu, Morungaba e Várzea Paulista.
Outro alerta para Paraná, Santa Catarina e serra gaúcha segue até as 6h de terça.
A previsão é de até 50 mm de chuva em 24 horas e ventos de até 60 km/h. A causa das instabilidades, nessas regiões, ocorre em função de frente fria no Rio Grande do Sul.
A Região Metropolitana de Porto Alegre e Pelotas estão sob aviso laranja, com um volume diário de até 100 mm de chuva. O alerta vai até as 23h desta segunda-feira.
De maneira geral, as chuvas deverão atingir várias capitais, como São Paulo e Belo Horizonte.
Atenção em Estados do Norte e do Centro-Oeste
Outros Estados que requerem atenção são Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com aviso laranja, de perigo. Há possibilidade de o volume atingir até 100 mm de chuva em 24 horas e ventos de até 100 km/h. O alerta vale até terça-feira, 1.
Leia mais: “Frentes frias chegam ao Brasil no início do mês, e abril deve começar com chuvas”
Chuvas intensas também atingem a parte norte da Região Centro-Oeste, também sob aviso amarelo. São previstos de 20 mm a 50 mm de chuva em 24 horas e ventos de até 60 km/h. As áreas afetadas incluem Acre, Amazonas, Amapá, partes de Roraima, Pará, Tocantins, Rondônia, Maranhão, Mato Grosso, Goiás e o Triângulo Mineiro.
Tais previsões estão dentro da estimativa do Inmet. O instituto ressaltou que, no mês de abril, algumas regiões terão uma quantidade de chuvas acima da média.