O país encara cinco alertas climáticos nesta terça-feira, 19. Ao todo há cinco avisos meteorológicos, sendo três de tempestades e dois de chuvas intensas.
O primeiro alerta da vez é de tempestade e surge na cor laranja, o que representa perigo, segundo a classificação do Inmet. Em vigor desde às 10h e com previsão de duração até as 23h59 de hoje, o aviso abrange boa parte do oeste da Região Sul, indo de Itaqui (RS) a Umuarama (PR).
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O instituto reforça que um alerta laranja de tempestade representa acumulados de até 100 mm, queda de granizo e ventos de até 100 km/h. Dessa forma, segundo o Inmet, problemas podem ocorrer na parte de infraestrutura. “Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.”
Já o restante da Região Sul, o sul de Mato Grosso do Sul e o Vale do Ribeira (sudeste paulista) encaram alerta amarelo de tempestade. Também com duração prevista até o fim da noite desta terça-feira, o aviso indica risco de queda de granizo, chuva de até 50 mm e ventania de até 60 km/h.
O último alerta ativo de tempestade abrange todo o Estado de São Paulo, o sul e o centro-sul de Minas Gerais, incluindo a capital Belo Horizonte, a região de Uberaba (MG) e a metade sul fluminense. Além disso, o mesmo aviso atua sobre a área central de Mato Grosso do Sul. Conforme a previsão, ele irá durar até as 10h desta quarta-feira, 20.
Alertas de tempestades e chuvas intensas
Também com validade prevista até as 10 horas de quarta-feira, o alerta amarelo de chuvas intensas abrange áreas de Estados espalhados por quatro das cinco regiões geográficas do Brasil:
- Sudeste
Espírito Santo (sul), Minas Gerais (Triângulo, leste, centro e noroeste) e Rio de Janeiro (metade norte).
- Centro-Oeste
Quase toda a região, com exceção à metade sul de Mato Grosso do Sul.
- Norte
Tocantins (exceto o extremo norte), Pará (extremo sudeste e faixa no noroeste), Rondônia (todo o Estado), Amazonas (noroeste, oeste, sul e nordeste) e Amapá (faixa central).
- Nordeste
Maranhão (sul e metade leste), Piauí (todo o Estado), Ceará (metade oeste e sul), Paraíba (extremo oeste), Pernambuco (oeste) e Bahia (extremo noroeste).
Assim como em ocasiões anteriores, o Inmet destaca que um alerta amarelo de chuvas intensas representa risco de acumulados de até 50 mm, além de rajadas de vento que podem alcançar a velocidade de 60 km/h.
Por fim, há o alerta laranja de chuvas intensas. Com duração prevista até as 10h de quarta-feira, o aviso representa possibilidade de acumulados de até 100 mm/d e ventos de até 100 km/h. Ele abrange o extremo norte do Tocantins, a área de Mato Grosso entre as divisas com Pará e Amazonas, o centro-leste amazonense, o Pará (exceção ao sudeste e ao noroeste), o sudeste do Amapá e o oeste, noroeste e norte do Maranhão.
Leia também: “E o aquecimento global? Continua insignificante — Parte 2”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste