As fortes pancadas de chuva e o temporal em São Paulo deixaram todo o Estado em alerta. Parte do muro de um condomínio na Rua Dr. José Serra Ribeiro, no Capão Redondo, zona sul da capital paulista, desabou por efeito da forte chuva que atingiu a metrópole. A queda ocorreu nesta quarta-feira, 10.
Leia também: “Chuva com raios e trovões? Fenômeno físico faz do carro um lugar seguro“
Segundo a explicação da Defesa Civil, o desabamento ocorreu em virtude de uma erosão, e há risco de o prédio de 20 andares sofrer queda. Diante disso, as autoridades interditaram duas residências próximas ao local. Contudo, os moradores de ambas as casas dispensaram o auxílio da assistência social e se abrigaram com parentes.
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal das Subprefeituras, a Defesa Civil foi ao local e solicitou a desocupação do edifício. O órgão deve, posteriormente, fazer novas vistorias no local.
Forte temporal em São Paulo causa alagamentos e queda de árvores
Foram três dias consecutivos de pancadas de chuva e fortes temporais, até esta quarta-feira, 10. O Corpo de Bombeiros confirmou que atendeu a 35 chamados para quedas de árvores e outros 15 para alagamentos.
Leia também: “Enel diz que restabeleceu energia para 96% dos clientes de São Paulo”
Em Perdizes, na zona oeste de São Paulo, uma árvore e um poste caíram na Rua Cardoso de Almeida, na altura da Rua Bocaina, e deixaram quarteirões sem luz.
Mortes em decorrência da chuva
Na última segunda-feira, 8, duas pessoas morreram no Estado de SP por causa da chuva intensa. Um homem de 54 anos foi atingido na cabeça por uma árvore em Itupeva, no interior. O outro, de 62 anos, foi eletrocutado ao tentar sair de um veículo na Vila Clementino, na zona sul da capital.
Leia também: “São Paulo entra em estado de atenção depois de forte chuva; voos são cancelados”
Além disso, no mesmo dia uma parte da estrutura de manutenção da marquise do Parque Ibirapuera desabou e deixou quatro feridos.
Temporal vai se manter em todo o Estado
A Defesa Civil emitiu alertas para as zonas sul, leste, oeste e centro paulistanos, nesta quarta-feira, 10. O órgão apontou para uma frente fria entre esta quinta-feira, 11, e o próximo sábado, 13. A chuva se mantém na cidade por causa do calor e da entrada da brisa marítima.
O Instituto Nacional de Meteorologia anunciou um alerta amarelo para “perigo potencial” em praticamente todo o Estado. Há risco de chuva entre 20 e 30 mm/h e ventos intensos de até 60 km/h, bem como queda de granizo. As autoridades recomendaram evitar áreas arborizadas em meio a tempestades.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste