O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo (PSB), disse na sexta-feira 18 que tem “responsabilidade parcial” pelas consequências das fortes chuvas que atingiram a região.
“Foi feito muito nos nossos mandatos, a nossa responsabilidade é parcial. Quem não fez as obras foram os governos federal e estadual”, declarou Bomtempo.
“Compramos os terrenos para realocar as famílias retiradas de casa depois de fortes chuvas em 2011 e 2013 e eles não fizeram as obras”, disse.
Prefeito está no 4º mandato
Bomtempo ocupa a prefeitura de Petrópolis pela 4ª vez. Atuou como prefeito por dois mandatos consecutivos, de 2001 a 2008. Depois, de 2013 a 2016. Foi eleito em 2020, mas assumiu apenas em novembro de 2021, depois de batalha judicial — ele teve os direitos políticos suspensos em 2019 por improbidade administrativa.
“Não vou julgar os outros antecessores. Eu queria ter feito mais, e não pude. Tem limitações”, disse. “Em relação a valores para a reconstrução, não vou dizer. Tenho que esperar a avaliação dos estragos”, disse.
Tragédia em Petrópolis
Ao menos 136 pessoas já morreram, 213 estão desaparecidas e 967 desabrigadas. O Instituto Médico Legal informou que, do total de mortos, 81 são mulheres e 50 são homens. Há 22 menores de idade entre as vítimas. A quantidade de chuva surpreendeu os moradores. Na terça-feira 15 choveu mais que o esperado para o mês inteiro em Petrópolis.
No entanto, a prefeitura já sabia que diferentes pontos da cidade corriam risco de deslizamento, enchente e inundação. O Plano Municipal de Redução de Riscos, elaborado em 2017, indicava que 18% do território de Petrópolis estava sob risco. A prefeitura afirmava, ainda em 2017, que 7,1 mil famílias precisavam ser reassentadas. O número corresponde a 26% das famílias que estavam em locais de risco.
assumiu depois de longa batalha por improbidade administrativa, que nada mais é do que ROUBOU…. Cara de pau ,tinha que o MPF abrir um processo num crápula desses e botar ele na cadeia por negligencia. Cadê os caciques desse seu partido de m…,PSB, uns esquerdistas bem chegados nos cafés e restaurantes parisienses….
O curioso é que quando acontece a merda, vem logo a procura de cupados.
Na minha humilde opinião acredito que a maioria das vítimas(adultos) tem mais culpa que os gestores em questão, pois morar em encosta é a certeza de tragédia. E não me venha que é por falta de opção.
Daqui a pouco vão culpar minha saudosa avó!
Por que a mídia entrevista esses crápulas? Não merecem atenção. Merecem vaias e expulsão da área. 4 mandatos e não fez nada? Aposto que não mora em área de risco! Só espera o dele no final dos meses. Vagabundo, bandido. Aí vai na tv e acusa os outros? Que não moram por lá e não tem responsabilidade com a estrutura municipal?!!?
Cadeia no linguarudo!
Verdade, ainda diz que tem rsponabilidade apenas parcial. É um cara de pau.
Além de canalha, este comunista safado, ainda quer tirar o corpo fora, transferindo a culpa por sua incompetência para outrem. Vale a pena também imputar à população desta cidade que também tem sua responsabilidade por ter invadido aquela extensa área no alto dos morros para erguerem suas favelas com a anuência deste vagabundo. Querem saber de uma coisa? Vocês se merecem!
Exatamente, eu moro tão longe e apenas pelas imagens de tv dá pra se avaliar o quanto estava/está sob risco. Um monte de casas nas beiradas de barrancos, amontoadas em níveis sucessivos das encostas. Trieste!!
Esse sem vergonha está na prefeitura há quase 20 anos e diz que a culpa é do Governador e do Presidente
SENHOR PREFEITO, O SENHOR FOI CULPADO SIM! E NÃO PARCIAL, MAS TOTAL….FICANDO UMA ETERNIDADE DE MANDADOS E NÃO RESOLVEU OS PROBLEMAS?????? FOI CULPADO, SIM! NÃO SOZINHO, MAS JUNTO COM SEU GOVERNADOR….