A chuva persiste por todo o Brasil. Nesta terça-feira, 30, pelo menos 23 capitais estaduais e o Distrito Federal (DF) devem começar o dia com chuvas isoladas e muitas nuvens. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apenas Vitória, Fortaleza e Boa Vista não devem registrar precipitação na faixa matutina, mas o dia deve ser nublado.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Confira abaixo as capitais em que há a possibilidade de cair água durante esta manhã:
- Rio Branco;
- Maceió;
- Macapá;
- Manaus;
- Salvador;
- Brasília;
- Goiânia;
- São Luís;
- Cuiabá;
- Campo Grande;
- Belo Horizonte;
- Belém;
- João Pessoa;
- Curitiba;
- Recife;
- Teresina;
- Rio de Janeiro;
- Natal;
- Porto Alegre;
- Porto Velho;
- Florianópolis;
- São Paulo;
- Aracaju; e
- Palmas.
Durante o período da tarde, a maioria das capitais continua com previsão de chuva, mas o tempo deve abrir em boa parte do Nordeste brasileiro. Na região haverá nebulosidade, mas sem chuva, em: Salvador, Aracaju, Maceió e Fortaleza. Nas outras regiões, não vai chover apenas em Boa Vista.
A chuva deve aparecer em Vitória, acompanhada de trovoadas, como ocorre em São Paulo, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, São Luís e Macapá. Nas demais capitais haverá chuvas isoladas com muitas nuvens.
Noite não terá chuva em cinco capitais
Já durante a noite, não chove em cinco cidades, quatro delas no Nordeste: Salvador, Aracaju, Fortaleza e Teresina. E uma no Norte: Boa Vista. Elas deverão ter um céu repleto de nuvens.
As demais capitais brasileiras vão registrar chuvas isoladas com muitas nuvens durante o período noturno desta terça-feira, conforme o Inmet:
- Rio Branco;
- Maceió;
- Macapá;
- Manaus;
- Brasília;
- Vitória;
- Goiânia;
- São Luís;
- Cuiabá;
- Campo Grande;
- Belo Horizonte;
- Belém;
- João Pessoa;
- Curitiba;
- Recife;
- Rio de Janeiro;
- Natal;
- Porto Alegre;
- Porto Velho;
- Florianópolis;
- São Paulo; e
- Palmas.
Inmet emite avisos de alerta
O Inmet manteve dois avisos de alerta para a manhã desta terça-feira. Ambos são de “chuvas intensas” e atingem boa parte do Brasil. Um aparece na cor laranja, que representa “perigo”. O outro está na cor amarela, que tem “perigo potencial”. Eles valem até as 10 horas de hoje.
+ Leia mais notícias da previsão do tempo em Oeste
O primeiro alerta é o laranja, que informa o risco de chuvas de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h. Ele atinge os seguintes Estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Tocantins, Maranhão, Pará e Piauí.
Já o alerta amarelo avisa sobre o risco de chuvas de até 50 mm/dia. Ele atinge 20 Estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Piauí, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Amapá, Amazonas, Rondônia e Acre. Além disso, o aviso vale para o Distrito Federal.