O Brasil registrou um terremoto na cidade de Cururupu, no interior do Maranhão, de magnitude 4,7, na noite desta quinta-feira, 4. Os dados foram divulgados pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC, sigla em inglês).
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Com 31,5 mil habitantes, Cururupu fica a cerca de 130 km da capital do Estado, São Luís. A cidade fica próxima ao Oceano Atlântico, onde o EMSC registrou o epicentro do tremor. O fenômeno teve uma profundidade de 360 km.
O Serviço Geológico dos EUA (USGS, sigla em inglês) também registrou tremores na região nesta quinta-feira. De acordo com o USGS, houve cinco tremores de 5 graus na escala Richter no encontro das placas tectônicas Sul-Americana e Africana, no Oceano Atlântico. O local fica a mais de 1,3 mil km de São Luís.
Leia também: “Tremor de terra assusta moradores de cidade no interior de São Paulo”
Embora não costumem causar estragos, os tremores de magnitude 4,7 podem ser sentidos pelos moradores. Porém, o abalo registrado em Cururupu foi bem profundo, o que pode dificultar a percepção da ocorrência.
Terremotos são comuns no Brasil
O evento é similar ao que aconteceu em Eirunepé (AM), em 2014. Na época, a cidade registrou um tremor de 4,6 em uma profundidade de 580 km. O abalo não foi sentido pelos moradores do município amazonense.
Leia mais: “Município do Acre registra 2º terremoto em 8 dias”
O Brasil não costuma registrar terremotos de grande magnitude, mas é comum que aconteçam tremores menores, como o registrado no Maranhão, em algumas cidades do país. A exemplo, a cidade Itapecuru-Mirim (MA), cerca de 350 km de Cururupu, registrou tremores menores em março de 2023 e em dezembro de 2020.
Nesta sexta-feira, 5, um terremoto de magnitude 4,8 atingiu a região de Nova York. O epicentro do fenômeno aconteceu no Estado vizinho, Nova Jersey.