Um terremoto de magnitude 7,3 que atingiu Antofagasta, no norte Chile, na noite desta quinta-feira, 18, foi sentido em algumas áreas do Estado de São Paulo.
Na capital, bairros como Perdizes, Pinheiros, Vila Madalena, Santana e Tatuapé sentiram os tremores. Na região metropolitana, o abalo foi percebido por moradores de Osasco e Guarulhos.
De acordo com o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC), o tremor ocorreu a uma profundidade de 128 km. Inicialmente, foi registrada uma magnitude de 6,8.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A Defesa Civil confirmou que os abalos na capital paulista são reflexos do terremoto no Chile. Não há registro de danos nem de pessoas feridas em São Paulo ou outras cidades do Estado.
Terremoto foi sentido em vários bairros da cidade
Alguns moradores da capital relataram a sensação de mal-estar durante os tremores. Nas redes sociais, residentes de Perdizes comentaram que o abalo chegou a balançar lustres e móveis.
Em Guarulhos, moradores de um prédio na Vila Augusta saíram às ruas com medo das consequências do sismo.
Leia também: “Vídeo: terremoto de magnitude 7 atinge costa do Peru e gera alerta de tsunami”
De acordo com o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), a capital do Estado está localizada sobre uma bacia sedimentar capaz de amplificar ondas sísmicas.
Por isso, abalos na região dos Andes podem ser percebidos em São Paulo, especialmente em bairros mais elevados.
Em 2008, um terremoto de 5,2 graus atingiu a costa de São Paulo e, depois de se propagar em ondas de choque por dois minutos, foi sentido em vários bairros da capital paulista, além de Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.
Em todos os terremotos no Chile, sentimos o tremor nessa região de São Paulo! Eu morava na Pompéia e passei a “ficar acostumada”!