A Região Centro-Oeste recebe, a partir desta quinta-feira, 11, até a manhã da sexta-feira 12, um alerta laranja. O aviso meteorológico indica “perigo” para acumulado de chuva. É o que informa o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Mais especificamente, o temporal atinge áreas de Mato Grosso, Tocantins, Goiás e Distrito Federal. O volume de chuva, de acordo com a previsão do tempo, é de 100 milímetros por dia em 24 horas. Na quarta-feira 10, uma frente fria que começou na Argentina chegou a alguns Estados brasileiros.
No caso do alerta emitido pelo Inmet, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios. O órgão recomenda o seguinte:
- Evitar enfrentar o mau tempo;
- Observar possíveis alterações nas encostas;
- Desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Em casos de inundação ou similares, proteger os pertences da água com sacos plásticos; e
- Buscar ajuda ou mais informações com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Inmet divulga a previsão do tempo para esta quinta-feira e alerta para chuva
De acordo com o Inmet, para esta quinta-feira, o clima apresenta chuva na maior parte do país, com precipitação mais intensa nas regiões Norte e Nordeste. O Sudeste deve registrar tempo mais ameno que as demais localidades.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A manhã começou com tempo seco nos Estados do Sudeste, no norte paranaense e na região central do Nordeste. Não chove em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte nem Boa Vista.
Previsão do tempo durante a tarde
A forte chuva se espalha pelo norte do Pará e atinge o sul do Amapá. Chove com trovoadas em Macapá, Belém, São Luís e Teresina, nesta tarde. A precipitação também se espalha pelo Nordeste, por Minas Gerais e pelo Espírito Santo.
Entre as capitais, devem registrar pancadas de chuvas isoladas Salvador, Aracajú, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Palmas, Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Vitória, Florianópolis e Porto Alegre.
Leia também: “Vídeo: homem ‘surfa’ em ruas alagadas de Salvador”
O tempo será seco no período vespertino em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e sul mineiro. Não chove nas seguintes capitais: Boa Vista, Campo Grande, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.
Previsão do tempo para a noite
Durante a noite, a chuva deve se intensificar nas capitais do Nordeste e se espalhar por Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O tempo abre no norte do Pará, no Amapá, em Roraima e no Acre. O clima segue seco em São Paulo e no Paraná.
Deve chover com trovoadas nas seguintes capitais:
- Macapá;
- Belém;
- São Luís;
- Teresina;
- Palmas;
- Cuiabá;
- Porto Velho;
- Campo Grande;
- Fortaleza;
- Natal;
- João Pessoa;
- Recife;
- Maceió; e
- Florianópolis
Pode haver pancadas de chuva isoladas nas seguintes capitais: Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Aracaju, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia e Brasília. Em São Paulo, Curitiba, Rio Branco, Manaus e Boa Vista, a noite pode ser nublada.