Todo o Estado do Rio Grande do Sul está sob risco de inundação em decorrência das chuvas intensas que devem ocorrer na região até, pelo menos, sexta-feira 3 de maio. Alguns municípios estão em condição de inundação severa, conforme aponta o boletim hidrometeorológico desenvolvido pela Sala de Situação (Sema-RS).
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse que acionou as Forças Armadas para se juntar ao efetivo do Estado para auxiliar no resgate das famílias que estão nas áreas de risco de inundação severa pela elevação do nível dos rios em decorrência das chuvas.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“As Forças Armadas vão nos ajudar com seu efetivo”, disse. “Assim como com botes e, quando pudermos, com aeronaves voando para fazer resgates se for o caso. Mas não temos efetivo suficiente para estarem presentes em todos os locais de risco. Então é muito importante que as pessoas se protejam.”
Segundo o boletim, foi indicada a condição de inundação severa para as bacias Quaraí, Ibicuí, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Pardo, Taquari-Antas, Caí e Guaíba.
Leia também: “Alerta vermelho: Rio Grande do Sul encara grande perigo para acumulado de chuva”
Eduardo Leite alertou a população para o fato de que, com a previsão de mais chuvas intensas no Estado e, consequentemente, com a elevação dos rios, “muitas moradias serão afetadas.”
“É muito importante que as pessoas se coloquem em segurança. Não é o momento de fazer deslocamentos que não sejam estritamente necessários. Os rios naturalmente passam por pontes e estradas que tem engenharia antiga e feita para uma média do comportamento do tempo, não para situações extremas como essa”, declarou.
Até a manhã desta terça-feira, 30, 65 municípios tiveram danos ou ocorrências decorrentes das intensas chuvas. Houve também vendavais, descargas elétricas, movimentos de massa, queda de granizo, alagamentos em áreas urbanas e transbordamento de córregos, arroios e rios em vários municípios, além de interrupções de estradas devido a deslizamentos de terra e outros danos.
Eventos meteorológicos generalizados
Segundo o coronel Santiago Soares Dias De Castro, comandante da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a previsão do tempo para os próximos dias serão marcados por “eventos meteorológicos generalizados”, como a inundação esperada em todo o Estado.
“O momento exige especial atenção de todos”, disse. “Teremos casos de inundação e enxurrada de forma generalizada em todo o Estado. Você que reside em áreas que nós sabemos que são de risco e regiões ribeirinhas, busque um lugar seguro.”
Leia também: “Temporais no Rio Grande do Sul deixam 2 mortos; mais de 200 abandonam casas”
Santiago também alertou para o fato de que “o prognóstico da nossa equipe técnica é que tenhamos, nos próximos dias, uma elevação gradual dos principais rios do nosso Estado.”
A Defesa Civil recomendou a retirada de pessoas de comunidades ribeirinhas diante dos riscos de inundação severa e acionou as prefeituras das regiões sob maior risco para que adotem seus planos de contingência.
Nos planos de contingência dos municípios estão previstas medidas de prevenção mais adequadas para cada caso, como rotas de fuga em caso de emergência, a retirada de pessoas das áreas de risco e o encaminhamento delas para abrigos.